Matemática, perguntado por joaootavioguilh, 1 ano atrás

quanto e x elevado ao guadrado menos 4 x mas 3 e igual a 0

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
x² - 4x + 3 = 0
Delta = b² - 4ac
Delta = 16 - 4(1)(3)
Delta = 16 - 12
Delta = 4

X = (-b +- raiz delta) / 2a
X = (4 +- 2) / 2
x' = (4 + 2) / 2 = 6/2 = 3
x" = (4 - 2) / 2 = 2/2 = 1

joaootavioguilh: eu quero esclarecidamente com os sinais de delta
Usuário anônimo: Como assim?
joaootavioguilh: descreve os deltas
Usuário anônimo: A fórmula é essa Delta = b² - 4ac
Usuário anônimo: X = (-b +- raiz de delta) / 2a
Usuário anônimo: Primeiro se faz com o + e depois se faz a conta com o menos
Usuário anônimo: Não sei qual é a sua dúvida de fato
Respondido por LuanaSC8
0
Essa é uma equação de 2° grau do tipo a x^{2} +bx+c=0, esse tipo de equação deve ser resolvida através da fórmula de Bhaskara, que normalmente é dividida em duas partes pra que o cálculo não fique tão longo, facilitando assim a conta. No plano Cartesiano, uma equação do 2° grau forma uma parábola. A 1° parte da fórmula de Bhaskara é o cálculo do Delta, dado pela letra grega \Delta, o valor de Delta é muito importante para o desenrolar da equação, pois a partir dele saberemos quantas soluções terá a equação e em quantos pontos essa equação tocará o eixo x no plano cartesiano, veja:

Quando \Delta
\ \textgreater \ 0 , a equação terá duas soluções distintas, ou seja, no plano cartesiano essa equação forma uma parábola que corta o eixo x em dois pontos diferentes
.
Quando \Delta=0 ,  a equação terá duas soluções iguais, ou seja, no plano cartesiano essa equação forma uma parábola que toca o eixo x em apenas um ponto.

Quando \Delta\
\textless \ 0, a equação não terá soluções, ou seja, no plano cartesiano essa equação forma uma parábola que não corta e nem toca o eixo x.

A fórmula de Delta é dada pela expressão: \Delta =b ^{2} -4*a*c.

Quando já se tem o resultado de Delta, passamos para a 2° etapa da equação, dada pela fórmula:  x= \frac{-b+- \sqrt{\Delta} }{2*a}

Percebe-se que nessa fórmula, dentro da equação encontramos o símbolo de Delta, significa que devemos substituir esse símbolo pelo valor que encontramos na fórmula anterior.
Dando sequência a essa fórmula, iremos encontrar, uma, duas ou nenhuma solução dependendo do valor de Delta, quando há duas soluções, fazemos x'  e x''  , onde cada uma representa uma solução,  em um vamos usar 
x'=\frac{-b+ \sqrt{\Delta} }{2*a} ,  e no outro usaremos  x''= \frac{-b- \sqrt{\Delta} }{2*a} .

O resultado dessa equação será:




 x^{2} -4x+3=0\to \\\\ a=1;b=-4;c=3\\\\\\ \Delta= b^{2} -4ac\to \Delta= (-4)^{2} -4*1*3\to \Delta= 16 -12\to \Delta= 4\\ \\\\x= \frac{-b+- \sqrt{\Delta } }{2a} \to  x= \frac{-(-4)+- \sqrt{4 } }{2*1} \to  x= \frac{4+- 2 }{2} \\ \\\\x'= \frac{4+ 2 }{2} \tox'= \frac{6 }{2}\to x'=3\\ \\\\x''= \frac{4- 2 }{2}\to  x''= \frac{2 }{2}\to  x''= 1\\ \\\\\\S=(1;3)




Espero que tenha compreendido, bons estudos e boa noite...

joaootavioguilh: quero uma resposta mas clara
LuanaSC8: Mais claro do que isso não tem como, sobre os sinais de delta é desse jeito mesmo, é + ou - delta, aí a 1° solução você utiliza + e a 2° -, ou vice e versa
LuanaSC8: Sobre o delta é assim: se delta é maior do que zero, a equação tem duas soluções distintas. Se delta é igual a zero, a equação tem duas soluções idênticas. Se delta é menor do que zero, a equação não tem solução.
Perguntas interessantes