Quanto de lixo o Brasil produzirá em um dia levando em consideração somente os intes: Papel, plástico e vidro? Apresenta o cálculo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cerca de 35% do lixo coletado poderia ser reciclado ou reutilizado e outros 35% poderiam virar adubo. Ou seja, 70% da poluição do meio ambiente iria se transformar em algo útil e limpo para todo mundo! Isso se chama RECICLAGEM, a maneira mais inteligente de dar adeus ao lixo!
Papel: O papel e o papelão são os materiais mais coletados e reciclados, graças aos catadores. No Brasil, 71% do papelão é reciclado, índice superior ao dos Estados Unidos.
Vidro: Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade. O vidro é 100% reciclável.
Latas de alumínio: Segundo o compromisso Empresarial para reciclagem - CEMPRE, em 2002 o Brasil recuperou mais de 9 bilhões de latas de alumínio, equivalente a 87% da produção nacional. O pais ocupa o primeiro lugar nesse tipo de reciclagem, superando a Europa (41%), os Estados Unidos (55%) e até o Japão, que recupera 83% de suas latinhas.
Exemplos de materiais recicláveis:
Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
Vidros: garrafas, copos, recipientes.
Metal: latas de aço e de alumínio’, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.
Benefícios da reciclagem:
Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
Melhora a produção de compostos orgânicos.
Gera empregos para a população não qualificada.
Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
Explicação passo-a-passo:
Cada pessoa produz em média de 800 gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros. Isto significa que em São Paulo são geradas aproximadamente 15.000 toneladas de lixo por dia ou 75.000.000 de litros por dia.