Quanto as variantes linguísticas presentes no texto, a norma padrao da língua portuguesa é rigorosamente obedecida por meio:a)do empregodo pronomedemonstrativo "esse" em "Por que o senhor publicou esse livro?".b)do empregodo pronomepessoal oblíquo em "Meu filho, um escritor publica um livro parapararde escreve-lo!".c)do empregodo pronomepossessivo "sua" em "Qual foi sua maior motivagáo?".d)do empregodo vocativo"Meu filho", que confere a fala distanciamento do interlocutor.e)da necessária repetigao do conectivo no último quadrinho.
Soluções para a tarefa
A norma padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida por meio:
b) do emprego do pronome pessoal oblíquo em "Meu filho, um escritor publica um livro para parar de escrevê-lo!".
c) do emprego do pronome possessivo "sua" em "Qual foi sua maior motivação?"
> Sim, as duas alternativas estão corretas e essa questão foi anulada no Enem 2009.
Os erros dos outros itens:
a) O emprego do pronome demonstrativo "esse" em "Por que o senhor publicou esse livro?" está incorreto, pois deveria usar "este", já que o livro está nas mãos do repórter.
d) O emprego do vocativo "Meu filho" confere à fala proximidade do interlocutor. Você só chama de "meu filho" alguém muito próximo ou íntimo.
e) A repetição do conectivo "e" no último quadrinho não é necessária para a correção gramatical. É apenas um recurso linguístico para reforçar a irritação do escritor.
Alternativa “b”. A oração está de acordo com a norma-padrão culta da língua portuguesa, especialmente no que se refere ao emprego do pronome oblíquo no verbo escrever.