Sociologia, perguntado por kmilabernardo, 1 ano atrás

quanto aos tipos dos sistemas partidários, Nicolau (1996, p. 38) ensina que existem três leituras acerca das diversas tipologias dos sistemas partidários e que explicam a existência de determinado número de partidos nas democracias: a ideológica, a sociológica e a institucionalista. Assinale alternativa incorreta sobre o assunto: Escolha uma: a. A abordagem institucionalista enfatiza o impacto da estrutura institucional sobre o sistema partidário. Assim, as instituições democráticas (sistema eleitoral, sistema de governo, estrutura de Estado) estabelecem o cenário para a atuação dos partidos políticos. b. Segundo a interpretação sociológica, os partidos são canalizadores de interesses de determinados segmentos ou classes sociais. c. Na versão ideológica, a principal função dos partidos é expressar diversas opiniões da sociedade, de modo que o número de partidos decorre da diversidade de opiniões relevantes da sociedade. d. Ainda sobre a interpretação sociológica, uma sociedade com estrutura socioeconômica complexa, provavelmente, terá mais partidos do que aquelas com maiores divisões sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
3

Olá, tudo bem?


A alternativa incorreta é a letra: D


Jairo Marconi Nicolau é um especialista em sistemas eleitorais. De acordo com esse professor e pesquisador brasileiro exitem três tipologias de sistemas partidário, sendo essas: a ideológica, a sociológica e a institucionalista.


Dentre as alternativas apresentadas, a única que contraria o exposto pelo pesquisador é a letra D. Pois, essa diz que sociedades complexas contarão com maiores partidos e divisões políticas.


Veja que, quanto mais complexa for uma sociedade maior será a quantidade de partidos políticos do que aquelas com MENORES divisões sociais.



Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes