quanto aos polos, como os imãs são divididos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cada imã tem duas extremidades chamadas polos magnéticos, regiões onde o seu poder magnético é máximo. E uma zona central- – a zona neutra – onde ele é nulo. Realmente: se jogarmos uma pequena barra de ferro imantada sobre um bocado de ferro pulverizado, notaremos, ao suspendê-la, que os fragmentos de ferro foram atraídos pelos polos do Imã, mas, não pela sua zona neutra.
Exemplo
Polos magnéticos existem em todos os ímãs. Imagine-se, por exemplo, que a barra de ferro de que agora mesmo nos utilizamos, seja partida ao meio, transversalmente. Cada pedaço passará a constituir um Imã complete, com os dois polos e a zona neutra de magnetismo.
E isso sucederá com todos os ímãs que partirmos transversalmente, ao meio. A tal ponto, que podemos chegar a divisões pequeníssimas, microscópicas (ímãs moleculares), que revelarão as mesmas propriedades.
Polos magnéticos positivo e negativo
Na física, os polos magnéticos se denominam:
Polo positivo, e é representado pelo sinal “+”;
O outro é o polo negativo, simbolizado pelo sinal “–“.
Se tomarmos dois ímãs e aproximarmos suas extremidades entre si, dois fatos se podem dar:
Há atração: Devemos concluir, em tal caso, que, dos polos que se unem, um é negativo e outro, positivo;
Há repulsão: Diante disso, não há dúvida: os polos que se aproximaram são do mesmo sinal: ou ambos positivos ou ambos negativos.
Polos magnéticos do mesmo nome, ou seja, do mesmo sinal, quando aproximados se repelem; polos de nomes ou sinais contrários, quando aproximados, se atraem.
Explicação: