Quanto ao texto de Marcos 2:13-17, a temática da unidade pode ser estudada pela seguinte representação na forma do quadrado semiótico: De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava. Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam. Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come [e bebe] ele com os publicanos e pecadores? Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores. - Marcos 2:13-17 - ARA INCLUSÃO EXCLUSÃO CONDESCENDÊNCIA MARGINALIZAÇÃO Em uma linguagem não-formal, o tema dessa perícope é a inclusão das pessoas que estão proibidas de fazer parte de um determinado grupo. O contrário da inclusão é a exclusão (a proibição, o interdito), o que se opõe à exclusão é a condescendência, a qual não inclui, mas não interdita a pessoa ou grupo – ela pode ‘estar dentro’, mas ‘sem fazer parte’. O oposto da inclusão é a marginalização, a aceitação de uma pessoa ou grupo, mas sua manutenção na fronteira ‘faz parte de’, mas não está dentro, ocupa a margem. O movimento da perícope parte da exclusão como polo disfórico e chega à inclusão como polo eufórico (positivo). ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Novo Testamento. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. p.138 (Adaptado) A partir do texto acima, analise as proposições a seguir: I. A análise dos percursos temáticos é estudada a partir das oposições semânticas. Assim, mesmo que uma determinada oposição não esteja no texto ela é pressuposta por seu oposto. ISSO PORQUE: II. As palavras possuem relações semânticas que relacionam os sentidos, dessa fo
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Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Acredito ser essa a resposta certa.
junedaangelica:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
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