Quanto ao pedido descrito na inicial, assinale a alternativa correta de acordo com o Código de Processo Civil. a) Deve ser certo e determinado, sendo defeso aduzir pedido genérico. b) Pode-se fazer pedido alternativo, mas não subsidiário. c) No pedido principal compreendem-se juros e correção monetária. d) Quando se tratar de prestações subsidiárias, estas devem ser expressamente requeridas na inicial. e) Poderá o autor, a qualquer tempo, alterar o pedido sem o consentimento do réu.
Soluções para a tarefa
olá!
no caso em questão podemos afirmar que a alternativa é a letra c, qual seja: c) No pedido principal compreendem-se juros e correção monetária
isso porque:
A) Art. 324. O pedido deve ser determinado.
§ 1o É lícito, porém, formular pedido genérico:
I - nas ações universais, se o autor não puder individuar os bens demandados;
II - quando não for possível determinar, desde logo, as consequências do ato ou do fato;
III - quando a determinação do objeto ou do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.
B) Art. 326. É lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior.
Parágrafo único. É lícito formular mais de um pedido, alternativamente, para que o juiz acolha um deles.
C) Art. 322. O pedido deve ser certo.
§ 1o Compreendem-se no principal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios.
D) Art. 323. Na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las.
E) Art. 329. O autor poderá:
I - até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu;
II - até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 (quinze) dias, facultado o requerimento de prova suplementar.
Parágrafo único. Aplica-se o disposto neste artigo à reconvenção e à respectiva causa de pedir.
espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação: