Quanto ao condicionamento físico abaixo defina-os flexibilidade, força, resistência aeróbica e resistência anaeróbica
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 / 1
Introdução
O corpo humano é uma máquina maravilhosa e complexa. A partir de duas células provenientes dos pais, desenvolvem-se milhões de células que formam o sangue, os ossos, os músculos, os nervos, a pele, além de outros sistemas e órgãos.
O ser humano foi feito para o exercício. Quando nos tornamos inativos as articulações incham, os músculos enfraquecem o aumento de gordura afeta o sistema circulatório o coração perde força e, conseqüentemente, ficamos mais expostos a doenças (Allsen, Harrison e Vance, 2001). A Educação Física é a educação do homem por meio do movimento e a partir do movimento, formando o indivíduo fisicamente e espiritualmente sadio. Toda atividade física traz benefícios á saúde do ser humano, assim as pessoas que participam de atividades físicas podem melhorar seu condicionamento físico e prevenir doenças. Com a diminuição de simples movimentos ou atividades coordenadas o nosso corpo torna-se cada vez mais vulnerável a doenças e lesões, principalmente em adolescentes e crianças.
Assim é importante a participação das pessoas em programas de atividade física e aulas de Educação Física bem planejadas, para melhorar a capacidade física e prevenir doenças. Um dos objetivos das aulas de educação física é desenvolver o organismo humano para uma saúde melhor, através da promoção de variadas atividades físicas. Segundo Leite (2000), aptidão física é aquela que proporciona força, resistência, flexibilidade articular, um sistema cardiovascular de bom nível de capacidade aeróbica e uma composição corporal com o peso sob controle. Sabe-se que os alunos em sua grande maioria não se preocupam com sua aptidão física e muitos nem com sua própria saúde, não tendo em mente, os benefícios que a atividade física oferece, muitas vezes pela própria falta de conhecimento ou conscientização. Neste contexto pretende-se executar a primeira investigação após o retorno das ferias, antes de iniciar a execução do planejamento quanto ao desenvolvimento das capacidades físicas.
Verificar o nível de capacidade física (resistência) de alunos do Ensino Fundamental de séries iniciais de uma Escola de Educação Básica do município de Concórdia em 2012, após 4 meses de aulas de educação física.
História da Educação Física na escola
A Educação Física nasceu no século XIX em conseqüência das preocupações dos médicos higienistas com a alta taxa de mortalidade da população branca brasileira, por falta de cuidados básicos de higiene. A obrigatoriedade da Educação Física foi, portanto, instituída com o objetivo de proporcionar atividades saudáveis que produzissem homens preparados para atividades intelectuais e mulheres prontas para gerar filhos fortes e cuidar da família. Essa função originada no berço do movimento higienista perdurou por todo o século XIX (Castellani, 2003). O século XX se inicia com a vida da sociedade brasileira consideravelmente alterada com a iminência da sedentarização provocada pela tecnologia emergente, principalmente os meios de transporte. Mas a Educação Física pouco mudou, pois o caráter utilitário característico do século passado continuou, na medida em que o seu objetivo na escola seria formar homens fortes para o bem da pátria.