Quanto à ocorrência de anormalidades dentofaciais, os dados obtidos no levantamento epidemiológico realizado na populaçãobrasileira – Projeto SB Brasil 2003 – mostraram: prevalência de 14,5% de problemas oclusais moderados ou severos na idadede 5 anos e prevalência de 21% da condição oclusal muito severa ou incapacitante nas crianças de 12 anos. Com base noexposto e considerando os possíveis fatores etiológicos das más-oclusões, a abordagem coletiva das anormalidades dentofaciais,mediante ações de promoção à saúde na atenção básica, deve incluir as seguintes medidas:I – atenção e identificação dos principais fatores de risco, salientando-se que as más-oclusões não são afetadas diretamentepela condição socioeconômica;II – identificação dos indivíduos ou comunidades com más-oclusões severas ou incapacitantes, por meio de açõesepidemiológicas periódicas;III – aconselhamento e acompanhamento de gestantes a respeito dos cuidados durante o parto e período puerperal,estimulando a amamentação no peito por período mínimo de 6 meses;IV – prevenção da cárie dentária, já que a perda precoce de dentes decíduos é um dos principais fatores etiológicos dasmás-oclusões.Estão corretas as medidas(A) I e III, apenas. (B) I, II e III, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta é a D) II, III e IV, apenas.
As Maloclusões são alterações significativas em relação ao campo normal de crescimento e de morfologia. Alguns fatores podem contribuir para esse agrave, como fatores etiológicos. Em que podem causar uma desarmonia no sistema geral.
A abordagem coletiva das anormalidades deve seguir medidas de identificação de sujeitos ou comunidades com ocorrencias severas. O aconcelhamento de gestante e cuidados com o parto e a prevenção de cárie dentária.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás