“Quanto à miscibilidade, nenhum povo colonizador, dos modernos, excedeu os portugueses ou sequer igualou-se nesse ponto a eles. Foi misturando-se gostosamente com mulheres de cor logo ao primeiro contato e multiplicando-se em filhos mestiços que uns milhares apenas de machos atrevidos conseguiram firmar-se na posse de terras vastíssimas e competir com povos grandes e numerosos na extensão de domínio colonial e na eficácia de ação colonizadora”. (FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 1992, p. 9.)
A partir da leitura do texto acima, é possível dizer que:
Escolha uma:
a. A miscigenação teve o propósito de construir a nação.
b. A miscigenação legou os portugueses a posições subalternas no domínio colonial.
c. A miscigenação resultou em uma forma de povoamento e dominação pelos portugueses.
d. A miscigenação legou aos negros uma posição de destaque no domínio colonial.
e. A miscigenação submeteu os negros a condições de exploração.
Soluções para a tarefa
A alternativa C está correta.
Gilberto Freyre dialoga sobre o mito da democracia racial, tendo como referência o período da escravidão, onde a condição do escravo era historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos viviam situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras, e, como a miscigenação influenciou o país que vivemos hoje.
Ele desenvolve reflexões acerca da luta pela difusão dos direitos para os negros, sendo uma luta de minorias que requer um equilíbrio em relação grande atraso quanto o resto da sociedade.
Este conceito desenvolvido pelo sociólogo pode ser trazido para os dias de hoje com o sistema de cotas, reforçando as grandes falhas do nosso governo que vem se perpetuando desde o período da colonização.
Caso tenha interesse no surgimento da sociologia:
https://brainly.com.br/tarefa/9336189