Quanto a extensão do território brasileiro, durante o Período Colonial, qual a influencia do desenvolvimento das atividades econômicas destacadas nas questões anteriores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O desenvolvimento e a ocupação do território brasileiro, no período colonial, teve forte influencia das atividades econômicas em destaque na época. O ciclo da Cana de açúcar proporcionou um intenso desenvolvimento da área costeira do Brasil, principalmente nas regiões do nordeste, onde o fluxo de exportação era muito alto. Já o ciclo do café, que esteve em seu auge até 1930, proporcionou a ocupação e enriquecimento, principalmente, da região sudeste. Também podemos citar o ciclo do ouro, que foi essencial para a ocupação do interior do território brasileiro.
A extensão do território brasileiro colonial foi destacado pelas produções açucareiras, cafeeira, de tabaco, de mandioca, da pecuária e de tabaco.
Atividades econômicas Brasil colônia
Tanto Salvador quanto o Rio de Janeiro tiveram um crescimento acelerado pela estrutura administrativa quando eram capitais. Funcionários e a crescente urbanização acabam atraindo o comércio e empresas privadas.
A Bahia foi organizada por produção:
- Areias e Tabuleiros, para a produção de tabaco e mandioca;
- Sertão baiano, para a criação pecuária;
- Jaguaripe e Camamu, para a produção de mandioca.
A transferência da capital em 1763 ocorre principalmente pelo ciclo do ouro em Minas Gerais. O escoamento da extração aurífera era feito pelo porto do Rio de Janeiro, o que desenvolveu a cidade e auxiliou no seu crescimento.
As entradas e as bandeiras foram organizadas reconhecimento do território e de áreas de extração mineral (principalmente ouro e prata).
A atividade cafeeira e a pecuária também ajudam a ocupar os territórios nacionais e garantir a unidade do país.
Para saber sobre a produção agrícola do Segundo Reinado, acesse:
brainly.com.br/tarefa/50219665