Quanto a disposição dos cromossomos, qual a diferença entre a metáfase da mitose e a metáfase 2 da meiose? Em cada um desses processos,explique por que essa disposição é importante para o resultado final da divisão.
Soluções para a tarefa
mitose e meiose são os dois tipos de divisão celular. A mitose é uma divisão equacional, eu seja, o número de cromossomos mantém-se o mesmo nas células filhas, enquanto a meiose é uma divisão reducional, nesta o número de cromossomos é reduzido pela metade.
A diferença entre a metáfase da mitose e da metáfase I da meiose é que enquanto na metáfase da mitose são as cromátides irmãs que migram para pólos opostos da célula na metáfase I da meiose são os cromossomos homólogos que migram para os pólos opostos da célula.
Como na metáfase da mitose são as cromátides irmãs que separam-se o número de cromossomos nas células filhas não será alterado, já na meiose, onde há dois ciclos de divisão, o conjunto 2N de cromossomos ao final ser N.
Resposta:
Na metáfase da mitose os cromossomos estão alinhados no equador e, na metáfase I da meiose, eles estão emparelhados. Na metáfase da mitose, o alinhamento dos cromossomos no equador da célula é importante por que garante que as duas células formadas possuam copias iguais as dos cromossomos da célula original. Na metáfase I da meiose, o emparelhamento dos cromossomos é importante por que garante que, no final da primeira divisão, em cada par de cromossomos homólogos, um dos cromossomos vá para uma das células e outro para outra. Assim, cada célula-filha terá um cromossomo de cada par.