Biologia, perguntado por karine4846, 7 meses atrás

quanto a caatinga Marque V para as verdadeiras e f para as falsas ( ) assim como o Pantanal, a caatinga apresenta épocas do ano onde fica inundada ( ) as plantas dessa região fazem uso de raízes enormes para tentar em absorver o máximo de água possível ( ) todos os rios que passam pela caatinga são temporárias e inclusive o Rio São Francisco ( ) pelo fato de ser um ambiente seco caatinga apresenta pouca variedade na diversidade de plantas e animais​

Soluções para a tarefa

Respondido por unfxckwitable
1

Resposta: F, V, F, F

Explicação:

"Assim como o Pantanal, a Caatinga apresenta épocas do ano onde fica inundada."

F - O clima que predomina na Caatinga é o semiárido. Ele constitui uma característica importante que determina a natureza da Caatinga. O clima semiárido possui uma precipitação (quantidade de chuva) em torno de 800mm por ano. Em períodos mais chuvosos pode chegar a 1.000mm por ano e nos mais secos, apenas 200mm por ano.

"As plantas dessa região fazem uso de raízes enormes para tentarem absorver o máximo de água possível."

V - Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver. Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.

"Todos os rios que passam pela caatinga são temporárias e inclusive o Rio São Francisco."

F - Nem todos os rios que passam pela caatinga são temporários. O rio perene (que apresenta água corrente o ano todo) mais conhecido desse bioma é o rio São Francisco. Os rios da Caatinga nascem geralmente nas encostas das serras.

"Pelo fato de ser um ambiente seco, a caatinga apresenta pouca variedade na diversidade de plantas e animais."​

F - Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. A fauna e flora são bastante diversificadas e também é marcadas pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem.

Anexos:
Perguntas interessantes