História, perguntado por ALEXRAFAEL872, 10 meses atrás

Quantas vezes você já ouviu falar sobre a importância da diversidade, da diferença, da identidade e do multiculturalismo? Podemos perceber, olhando ao nosso redor, uma valorização do discurso sobre a aceitação e o respeito às diferenças, sejam elas étnicas, sexuais, de gênero, religiosas, culturais ou raciais. Mas sobre o que, exatamente, estamos falando quando nos referimos às identidades e diferenças? A identidade e as diferenças existem por conta das relações sociais. Uma identidade cultural é o conjunto de características de um povo, fruto da interação entre os membros da sociedade e de sua forma de interagir com o mundo. Ela se constrói a partir do princípio da alteridade, em uma série de processos de diferenciação que definem e separam o “nós” e o “eles”. Nesse sentido, a identidade cultural se constitui das tradições, da cultura, da religião, da música, da culinária, do modo de vestir e de falar, entre outros elementos que representam os hábitos de uma nação.
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. (Apostila)

Considerando a análise da antropologia sobre identidade e diferenças, qual a alternativa correta?
A- O indivíduo, que nasce com sua identidade, molda-se a cultura de seu grupo visando aceitação.
B- Para definir a identidade cultural de um grupo é necessário além de estudá-lo, estudar outros grupos.
C- A aceitação das diferenças permanece em discussão desde a antiguidade, não existem variações sobre o tema.
D- O princípio da alteridade mostra em que pontos o “nós” é superior ao “eles”.
E- Identidade cultural com elevado apreço pelas artes e respeito as diferenças individuais são hábitos das nações mais desenvolvidas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lleonardogabriell
39

Resposta:

Resposta: Para definir a identidade cultural de um grupo é necessário além de estudá-lo, estudar outros grupos.

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
3

Sobre o conceito de multiculturalismo, é correto afirmar que para definir a identidade cultural de um grupo é necessário além de estudá-lo, estudar outros grupos. Alternativa B.

Ao se olhar apenas para um grupo isolado, se teria noção apenas sobre sua realidade, e não sobre a realidade de demais grupos, então não poderia conhecê-lo em sua singularidade, pois não se teria parâmetro de análise, pois só se sabe que um grupo é culturalmente diferente de outro, ao se comparar duas realidades diferentes.

Tal comparação,  no entanto, não estabelecesse superioridade ou inferioridade, apenas realça o que há de diferente em um grupo em relação a outro grupo. Não há melhores culturas, pois todas expressam uma motivação real de existir.

Mais sobre cultura: https://brainly.com.br/tarefa/2136701

Anexos:
Perguntas interessantes