quantas são as cordas usadas para graduação na capoeira e seus significados ?
Soluções para a tarefa
Iniciante
Corda Crua
Aluno
Corda crua e uma ponta amarela - Transformação
Corda Crua e duas pontas amarelas - Transformação
Corda Crua e amarela - Transformação
Corda amarela - "O Ouro" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido à partir desta graduação.
Corda crua e laranja - Transformação
Corda amarela e laranja – Transformação
Corda laranja - "O Sol" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado.
Corda crua e azul – Transformação
Corda amarela e azul – Transformação
Monitor
Corda laranja e Azul – Transformação
Graduado
Corda azul - “Pedra Safira” – Significa a lealdade, a fidelidade, a personalidade e o equilíbrio. Simboliza também o ideal e o sonho.
Corda azul e verde - Transformação
Corda verde - "A Floresta"- Significa um dos pulmões do mundo. É nessa graduação que se concentra todo o trabalho. É a solidificação do aprendizado. É desta graduação que sairá a continuação e o alicerce da Capoeira.
Corda verde e roxa – Transformação
Instrutor
Corda roxa - "A Ametista" - É reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos e na defesa dos ideais da Capoeira.
Corda roxa e marrom – Transformação
Professor
Corda Marrom – “Terra” - Marrom é a cor da Terra que dá estabilidade, segurança, auto-valorização e conhecimento sobre si mesmo. Nessa graduação o capoeirista contribui o que aprendeu, semeando e colhendo novos frutos.
Mestrando
Corda marrom e vermelha – Transformação – É a terra e o rubi juntos, simbolizam a estabilidade e a justiça. É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da Capoeira, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação da Capoeira Cultura Brasileira. Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.
Mestre
Corda vermelha – "O Rubi" - É a pedra que simboliza a justiça. É a graduação máxima do sistema de graduação da Capoeira Cultura Brasileira. Onde caracteriza o Mestre de capoeira como transmissor de cultura e vivência, sendo generoso, ajudando o próximo, lutando por seus ideais, sendo determinado e tomando decisões com acerto e convicção. Sempre com o propósito de ajudar o maior número de pessoas dentro e fora da capoeira, não só formando capoeiristas, mas sim cidadãos de bem, “ser exemplo”.
Explicação: