Biologia, perguntado por stephanysousa8698, 1 ano atrás

quantas plantas novas cada fruto pode gerar? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por silvamarquesleo
3
Olá, carinha!


Vai depender de qual planta você está falando, porque tem plantas que não dão frutos! ex: samambaiasavencas, xaxins e cavalinhas.



Bons estudos!

Respondido por marigiorgiani
1

A quantidade de novas plantas que cada fruto vai gerar depende de muitas variáveis, não tem como afirmarmos um número.

Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas, pois protegem suas sementes em seu interior e auxiliam em sua disseminação.  

Eles correspondem ao ovário amadurecido, o que geralmente ocorre após a fecundação.  

Nos casos em que o ovário origina os frutos sem que tenha havido a fecundação , não há formação de sementes e o fruto chama-se partenocárpico.

A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma.  

Inicialmente o grão de pólen – gametófito masculino imaturo – é formado pela célula do tubo e a célula geradora. Posteriormente, antes ou durante a dispersão, ocorre a formação de dois gametas a partir da célula geradora. Ao chegar ao estigma, o grão de pólen começa a absorver uma substância açucarada produzida pelas células dessa região, germina e forma o tubo polínico. Nesse estágio, com o tubo polínico formado e os dois gametas, ele é considerado maduro.

O tubo polínico cresce através do estilete até o saco embrionário do óvulo – gametófito feminino maduro –, que é a região onde está localizada a oosfera. O saco embrionário é composto, geralmente, de oito núcleos e sete células: três antípodas, duas sinérgides, uma oosfera e uma célula central com os dois núcleos polares.

Ao chegar ao óvulo, o tubo polínico, atraído por sinais químicos liberados pelas sinérgides, penetra essa estrutura por uma abertura chamada de micrópila. No interior do óvulo, ele adentra em uma das duas sinérgides e libera os dois gametas e o núcleo do tubo.

Um dos gametas encontra a oosfera e o outro une-se aos núcleos polares. Como os dois gametas participam do processo, dizemos que ocorre uma dupla fecundação, uma característica marcante das angiospermas.

O gameta que se uniu à oosfera origina o zigoto (2n), já os núcleos polares, juntamente ao outro gameta, são responsáveis por dar origem ao endosperma (3n), uma reserva nutritiva da semente. O zigoto forma o embrião, e os tegumentos do óvulo formam a casca da semente.  

O desenvolvimento do ovário leva à formação dos frutos, que possuem como função principal a proteção da semente, além, é claro, de ajudarem na dispersão. Os frutos e as flores constituem as características mais marcantes de uma angiosperma.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18764239

Anexos:
Perguntas interessantes