Quantas ligações covalentes normais e dativas existem na molécula do ácido piroarsênico (H4As207), respectivamente?
- 6 e 6
-10 e 2
- 2 e 10
- 4 e 8
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra d)
Explicação: A resposta é a alternativa d porque, para a realização de uma ligação dativa, é necessária a presença de um átomo instável e de outro que precise de dois elétrons. Assim, temos:
a- O carbono é o elemento que realiza o maior número de ligações, pois pertence à família IVA (possui 4 elétrons e precisa de 4 ligações), e fica posicionado no centro. Os dois oxigênios, que necessitam de 2 ligações cada por ser da família VIA, posicionam-se nas extremidades.
b- O enxofre é o elemento mais eletronegativo, pois é pertencente à família VIA (possui 6 elétrons e precisa de 2 ligações), e posiciona-se no centro. Os dois hidrogênios, que necessitam de apenas uma ligação cada, dispõem-se nas extremidades.
c- O nitrogênio é o elemento mais eletronegativo, pois é pertencente à família VA (possui 5 elétrons e precisa de 3 ligações), e posiciona-se no centro. Os três hidrogênios, que necessitam de apenas uma ligação cada, localizam-se nas extremidades.
d- A molécula apresenta um carbono, que pertence à família IVA (possui 4 elétrons e precisa de 4 ligações), e um átomo de oxigênio, que necessita de 2 ligações por ser da família VIA. O oxigênio estabiliza-se ao compartilhar dois elétrons com o carbono, porém o carbono não. Logo, temos um átomo estável e outro que necessita de 2 elétrons.
e- O carbono é o elemento que realiza o maior número de ligações por pertencer à família IVA (possui 4 elétrons e precisa de 4 ligações para estabilizar), e posiciona-se no centro da molécula. O hidrogênio, que necessita de uma ligação apenas, e o nitrogênio, que necessita de 3 ligações por ser da família VA, dispõem-se nas extremidades.
Melhor resposta, por favor! =)