quantas e quais são as zonas tenperadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical.
Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).Tais áreas recebem luz solar de forma muito inclinada, por isso apresenta as menores temperaturas do planeta, quase sempre abaixo de 0°C.
Zonas temperadas: áreas climáticas localizadas entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, indicam a zona temperada norte. Já a zona temperada sul se localiza entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. A intensidade de luz que atinge essas regiões é superior a das zonas polares e inferior a da zona intertropical.
Zona intertropical: essa faixa climática se estabelece entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, essa parte do planeta recebe uma intensa quantidade de luz solar, por isso apresenta elevadas temperaturas.
Explicação:
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo, o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical.
Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul). Tais áreas recebem luz solar de forma muito inclinada, por isso apresenta as menores temperaturas do planeta, quase sempre abaixo de 0°C.
Zonas temperadas: áreas climáticas localizadas entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, indicam a zona temperada norte. Já a zona temperada sul se localiza entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. A intensidade de luz que atinge essas regiões é superior a das zonas polares e inferior a da zona intertropical Zona intertropical: essa faixa climática se estabelece entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, essa parte do planeta recebe uma intensa quantidade de luz solar, por isso apresenta elevadas temperaturas.