Quantas e quais são as regiões geoeconômicas do Brasil quais fatores foram considerados considerados na divisão complexos regionais
Soluções para a tarefa
As regiões geoeconômicas do Brasil são três: Amazônia, Nordeste e Centro-sul. A divisão através deste critério reflete a situação socioeconômica de cada região. Nesta divisão as três regiões também podem ser denominadas complexos regionais.
Esta proposta de regionalização foi elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, em 1967, e trata-se de uma proposta diferenciada em relação à proposta de regionalização oficial feita pelo IBGE. Através desta nova proposta, os limites estaduais não são respeitados, pois um mesmo estado pode apresentar diferentes condições socioeconômicas.
Na época de sua proposta a região centro-sul se destacava como núcleo dinâmico da economia brasileira, tanto na agricultura como na indústria e nos serviços urbanos.
O complexo industrial nordestino era destaque pelo contraste entre o litoral mais desenvolvido e a presença da caatinga com baixos indíces pluviométricos que trazia desafios para a ocupação humana, devido a falta de chuvas e políticas públicas para a região.
Amazônia, era uma região fracamente povoada, que apenas começava a ser incorporada ao conjunto da economia nacional.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/14526255