Português, perguntado por matyheuseli77, 1 ano atrás

Quando você leu textos como “A Cartomante”, de Machado de Assis, e “Drácula”, de Bram Stoker, verificou que o excesso de detalhes, na narração ou na descrição, provoca determinados efeitos. Observe como o narrador de “Crime mais que perfeito” é excessivamente detalhista. Mencione e explique pelo menos dois efeitos da utilização dessa técnica pelo autor.


COELHO, Luiz Lopes. Em: A morte no envelope: 18 histórias de mistério. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. p. 11.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
11

Os excessos de detalhes, na narração ou na descrição acaba por provocar efeitos como a intensificação do ato ou efeito retratado, bem como a maior imersão do leitor no que está ocorrendo, pois ´provoca maior expectativa as cenas.

Narrações que apresentam muitas descrições e detalhamento costumeiramente são feitas com o objetivo de proporcionar ao leitor uma maior experiência sensorial, estimulando seus sentidos de visão, audição, olfato e até o paladar.

Abraços!

Respondido por gabioliveira44312
6

Resposta:

1. Realismo: o autor consegue provocar maior impressão de realidade e de veracidade; o detalhismo concretiza a perfeição do crime, anunciada no título do conto;

2. Suspense: os detalhes provocam a curiosidade do leitor, mas retardam a solução, aumentando a expectativa. Esse processo também aumenta a surpresa do desenlace;

3. Tempo subjetivo: os detalhes dão um andamento lento à narração; o leitor participa da ansiedade da personagem.

Perguntas interessantes