Quando você faz um exame de sangue, o médico pode pedir um hemograma completo. Você já ouviu falar nisso? num exame desses, você poderia saber se desenvolve uma ou leucócitore ou uma lecopenia .nesse caso o que significaria esses nomes , caso um deles viesse em seu holograma?
me ajudem por favor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resultado de Exames
Alternar Navegação
Laboratório Verner Willrich
Por: Adriana Helena Sedrez - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 04/07/2019
Como entender o resultado de exame de sangue
Interpretar o resultado do exame de sangue é uma tarefa do médico especialista que solicitou a análise clínica. Mas que nunca ficou um pouco curioso para entender o que os aquela série de números querem dizer sobre nossa saúde
No caso específico do hemograma, o exame analisa a quantidade de células sanguíneas no corpo, como as hemácias, leucócitos e plaquetas, sendo possível identificar algumas disfunções como anemias, distúrbios na medula óssea, câncer, infecções e variações dos índices em pacientes com mais de 50 anos.
Dessa forma, o hemograma analisa diferentes variações do sangue, incluindo as quantidades dos elementos que o compõe. Ele identifica doenças como anemia e infecções no sangue. Assim, para entender o exame de sangue é importante saber contar as hemácias e leucócitos, bem como as concentrações de hemoglobina.
Resposta:
Sim.
- Leucocitose: A leucocitose pode ser definida como um aumento, acima dos valores de referência, da quantidade de glóbulos brancos em nosso sangue. Sabemos que o sangue é formado, além do plasma, por hemácias, leucócitos e plaquetas.
- Leucopenia: A leucopenia é a redução no número de leucócitos, por volume de sangue circulante. O fenômeno inverso (i. e., a aumento do número de leucócitos) é conhecido por leucocitose. Refere-se à leucopenia por redução de neutrófilos como Neutropenia e, por redução de linfócitos, como Linfopenia.