Pedagogia, perguntado por SouzaaS, 7 meses atrás

Quando utilizou, de forma crítica, o conceito de “educação bancária”, o educador Paulo Freire estava se referindo: A) a uma educação tecnicista, alienante e descolada da realidade. B) a uma educação baseada na valorização monetária da educação. C) à recusa da dimensão vocacional do ensino escolar. D) à necessidade por uma educação que combatesse o enriquecimento dos bancos. D) à ênfase no ensino de Matemática em vez das linguagens e artes. 2- Sobre o pensador da educação brasileira Anísio Teixeira, é correto afirmar que: A) Foi professor em todos os níveis e fundador do ensino profissionalizante no Brasil, por meio das escolas técnicas. B) Criou o conceito de alfabetização solidária, em que a aprendizagem se dá a partir do contexto do aluno. C) Foi relator da LDB de 1996, na qual pode expressar sua defesa à educação pública e acessível. D) Na obra “Educação não é privilégio” defendeu que o ensino se estendesse aos estrangeiros e imigrantes. E) Foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, que estabelecia a universalização da escola pública, laica e gratuita. 3- Na obra indicada como texto-base (Pedagogia da autonomia - Ensinar não é transferir conhecimento, cap. 2), encontramos tópicos que Paulo Freire considerava essenciais para a prática docente. Assinale a alternativa que contém 3 tópicos corretos: A) Ensinar exige bom senso, cautela e autoridade. B) Ensinar exige bom senso, alegria e esperança, e curiosidade. C) Ensinar exige diploma, disciplina e autoridade. D) Ensinar exige curiosidade, disciplina e autoridade. E) Ensinar exige diploma, alegria e esperança, e bom senso. 4- Quando consideramos a pedagogia histórico-crítica, assim definida pelo educador Demerval Saviani, é possível afirmar que: A) essa pedagogia recusa o materialismo histórico-dialético por não considerar que a sociedade é historicamente moldada. B) a escola reproduz as diferenças sociais e, assim, há limites para as transformações que a educação pode trazer à sociedade. C) a escola não deve ensinar os conhecimentos científicos que a humanidade criou ao longo do tempo, o que seria opressão. D) essa pedagogia segue as propostas da educação tradicional e da educação nova ao recusar a educação como mera reprodutora do conhecimento dominante. E) a pedagogia dialética é uma etapa posterior à pedagogia histórico-crítica que, desse modo, é aperfeiçoada. 5- O educador Paulo Freire afirmou, em A importância do ato de ler: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura”. O método Paulo Freire de Alfabetização: A) está baseado em profundas discussões teóricas e apenas após a morte de seu autor foi aplicado com sucesso. B) tem como princípio a aproximação do aluno ao conteúdo pela utilização de palavras conhecidas. C) nasceu da experiência do Paulo Freire com comunidades carentes no Rio Grande do Norte. D) foi concebido para a alfabetização de adultos na realidade brasileira, não tendo validade internacional. E) tem como princípio o encontro de sílabas e letras permitindo ao aluno desvendar o mundo que o cerca.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucienerp
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Resposta:

QUESTÃO 1: a uma educação tecnicista, alienante e descolada da realidade.

QUESTÃO 2: Foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, que estabelecia a universalização da escola pública, laica e  gratuita.

QUESTÃO 3: Ensinar exige bom senso, alegria e esperança, e curiosidade.

QUESTÃO 4: a escola reproduz as diferenças sociais e, assim, há limites para as transformações que a educação pode trazer à  sociedade.

QUESTÃO 5: tem como princípio a aproximação do aluno ao conteúdo pela utilização de palavras conhecidas.

Explicação:

Tirei 10

Respondido por eduardoguimaju
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Resposta:

D.  

Na busca pela transformação constante da realidade.

Explicação:

A educação sob a ótica da pedagogia crítica se estrutura na transformação constante da realidade, por meio da reflexão e do diálogo em busca da humanização de si, de suas relações e do seu contexto; constituindo-se enquanto libertadora e conscientizadora.

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