quando usamos mim e me?
Soluções para a tarefa
mim e me são pronomes pessoais oblíquos relativos à 1.ª pessoa do singular. Assumem, contudo, diferentes funções nas orações. Mim é um pronome pessoal oblíquo tônico, sendo regido por uma preposição e tendo, na frase, a função de objeto indireto. Me é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir a função de objeto direto ou indireto.
Exemplos:
Ele ajudou-me.Ele ajudou a mim.Mim, sendo um pronome pessoal oblíquo tônico, é sempre precedido de uma preposição, como: para, a, de e com. É usado para substituir um substantivo que tem a função de objeto indireto.
Exemplos de pronomes pessoais oblíquos tônicos:
1.ª pessoa do singular - mim, comigo
2.ª pessoa do singular - ti, contigo
3.ª pessoa do singular - ele, ela, si
1.ª pessoa do plural - nós, conosco
2.ª pessoa do plural - vós, convosco
3.ª pessoa do plural - eles, elas, si
Exemplos:
Ele gosta muito de mim.Você trouxe isso para mim?Isso foi dado a mim e a mais ninguém!Eles fizeram tudo o que podiam por mim.Nota: Comigo é a forma do pronome oblíquo mim aglutinado com a preposição com.
Atenção!
O pronome mim suscita muitas dúvidas nos falantes, principalmente em comparação com o pronome pessoal reto eu. As seguintes construções estão corretas:
Me, sendo um pronome pessoal oblíquo átono, está sempre associado a verbo, não sendo precedido de uma preposição. Pode completar o sentido de um verbo transitivo direto ou indireto, tendo assim função de objeto direto ou de objeto indireto.
Exemplos de pronomes pessoais oblíquos átonos:
1.ª pessoa do singular - me
2.ª pessoa do singular - te
3.ª pessoa do singular - o, a, se, lhe
1.ª pessoa do plural - nos
2.ª pessoa do plural - vos
3.ª pessoa do plural - os, as, se, lhes
Exemplos:
Minha mãe me ama muito! (Objeto direto)Deixaram-me sozinha na sala. (Objeto direto)Meu filho me deu um relógio. (Objeto indireto)O juiz declarou-me culpada. (Objeto indireto)A ligação dos pronomes pessoais oblíquos átonos aos verbos pode ser feita através de próclise (antes do verbo), mesóclise (intercalado no meio do verbo) ou ênclise (depois do verbo).
Exemplos:
próclise: Não me ofereceram. mesóclise: Oferecer-me-ão. ênclise: Ofereceram-me.