Quando usamos a expressão Documentos ou Fontes Históricas Textuais, estamos nos referindo a duas ordens ou categorias documentais, isso ocorre porque existem os chamados Documentos Oficiais e também os nominados Não Oficiais. Acerca dessa tipologia documental, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A documentação oficial e institucional adentrou a área da História no início do século XX, contexto em que se discutia a ampliação da documentação histórica.
Alternativa 2:
Com o surgimento da Ciência Histórica surgiram os Documentos Oficiais, ou seja, desde a época de Heródoto já se tem registros da documentação textual oficial.
Alternativa 3:
Nos Documentos Não Oficiais, como os abaixo assinados por exemplo, entendiam os historiadores metódicos de influência positivista, estariam contidos os grandes feitos históricos, os quais serviriam de parâmetro para o traço de uma rota de progresso das nações.
Alternativa 4:
Reflexões geradas pelos historiadores de influência marxista e especialmente pelos pertencentes à Escola Histórica dos Annales trouxeram, a partir de finais do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, compreensões de que a história humana se fazia em um percurso linear e homogênea que rumava gradativamente ao progresso.
Alternativa 5:
No século XIX, a História, enquanto campo de saber, almejou ser uma ciência que fosse capaz de sondar o passado com análises "verdadeiras", por conta desta ambição, entendeu-se que apenas os Documentos textuais e oficias e/ou institucionais, eram autênticos e expressavam um registro fiel e verdadeiro do ocorrido, livre de interpretações e de subjetividades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: alternativa 5
Explicação:
Perguntas interessantes