Quando uma pessoa fica de pé (posição ortostática), o sangue, que normalmente retornaria ao átrio direito, permanece nas pernas (o retorno venoso diminui), enchendo e distendendo as veias. Durante alguns poucos minutos após ficar de pé o retorno venoso fica menor do que o débito cardíaco. Se não existissem mecanismos compensatórios para garantir o retorno venoso com certeza isso levaria a uma diminuição do débito sistólico (volume de sangue bombeado pelo coração), que poderia diminuir o fluxo sanguíneo cerebral provocando perda de consciência. Isso não acontece, pois imediatamente após ficar de pé respostas compensatórias são geradas para garantir o retorno de sangue para o coração contra a força da gravidade. Uma destas respostas é dada pelo sistema nervoso simpático que atua na parede dos vasos e no coração. Em relação a isso responda:
A) Como o simpático atua sobre os vasos sanguíneos para garantir o retorno venoso neste caso?
B) O que é débito cardíaco? Que outros fatores, além da postura corporal, poderiam interferir com o débito cardíaco e como?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)O retorno venoso é impedido assim que a pressão na veia cai. As válvulas venosas fechadas, então, barram a passagem e impedem o fluxo sanguíneo na direção errada. As válvulas venosas funcionam como válvulas de retenção que só permitem o fluxo sanguíneo em uma direção.
O sangue desoxigenado retorna ao coração através do sistema venoso da nossa circulação. O coração desempenha um papel importante aqui: ele não só bombeia o sangue sob alta pressão pelas artérias no corpo, mas também suga o sangue de volta do corpo para o átrio direito. Isso se chama retorno venoso.
B)O débito cardíaco é o volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo para a artéria aorta a cada minuto.
Há situações patológicas onde o débito cardíaco sofre alterações, como por exemplo na hipertensão arterial sistêmica, o volume ejetado (débito sistólico) é menor devido ao aumento da pressão na artéria aorta, dificultando a ejeção do sangue pelo ventrículo esquerdo. Em casos de patologias, onde o DC < RV, temos um coração ineficiente/insuficiente, onde o VS está reduzido, alterando todo o processo hemodinâmico de manutenção da homeostase.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!
Coloque como melhor resposta,por favor?!