Quando uma pessoa está com diarreia, pode ficar desidratada. Nesse caso, haverá maior ou menor liberação de ADH? Justifique.
Soluções para a tarefa
O hormônio antidiurético (ADH) atua nos rins e sua função é evitar a perda exagerada de água e garantir a osmolaridade normal do sangue. Quando há uma perda significante de água pelo organismo seja pelo suor ou diarreia ocorre um aumento na liberação do ADH.
O ADH - Hormônio Antidiurético
O hormônio antidiurético atua nos rins promovendo a reabsorção de água. Esse hormônio é importante, pois evita a perda exagerada de água e garante a osmolaridade normal do sangue.
Nos quadros de diarreia, o paciente perde uma grande quantidade de água e eletrólitos como potássio, sódio e bicarbonato, podendo levar a pessoa a um quadro de desidratação.
Quando ocorre a perda excessiva de água pelo organismo através do suor ou em quadros de diarreia, ocorre um aumento na osmolaridade do sangue. O ADH é liberado atua nos túbulos distais e ductos coletores renais, promovendo maior permeabilidade dessas estruturas e permitindo que maior quantidade de água seja reabsorvida.
Assim podemos concluir que o ADH - hormônio antidiurético é muito importante pois ajuda a regular o equilíbrio da água no corpo evitando a desidratação.
Aprenda um pouco mais sobre o ADH ou Hormônio antidiurético aqui: brainly.com.br/tarefa/25604869
#SPJ2