Ed. Física, perguntado por Silvavvittao, 11 meses atrás

Quando uma mulher, de certa tribo da África, sabe que está grávida, segue para a selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a ‘canção da criança’. Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção. Logo, quando a criança começa sua educação, o povo se junta e lhe cantam sua canção. Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta. Quando chega o momento do seu casamento a pessoa escuta a sua canção. Finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo, a família e amigos aproximam-se e, igual como em seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na ‘viagem’. Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção. Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do povoado e a gente da comunidade forma um círculo ao seu redor. Então lhe cantam a sua canção. A tribo reconhece que a correção para as condutas antissociais não é o castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade. Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém. Teus amigos conhecem a ‘tua canção’ e a cantam quando a esqueces. Aqueles que te amam não podem ser enganados pelos erros que cometes ou as escuras imagens que mostras aos demais. Eles recordam tua beleza quando te sentes feio; tua totalidade quando estás quebrado; tua inocência quando te sentes culpado e teu propósito quando estás confuso.

Tolba Phanem[1]



[1] Tolba Phanem é o nome fictício ou artístico de uma poetisa africana. Não se sabe ao certo de ela existe ou se é alguém que esconde a própria identidade.

Assinale a alternativa que apresenta maior relação entre o teor da canção apresentada e as teorias de Stuart Hall estudadas nesta seção:

Escolha uma:
a.
Exemplifica o papel da massificação cultural sobre as individualidades, presente não só nas culturas contemporâneas, mas também nas sociedades tradicionais

b.
Trata-se de uma canção muito pessoal de uma pessoa de uma tribo africana, que é cantada em momentos bons e ruins de sua vida.

c.
Aborda o papel do inconsciente coletivo, pois a coletividade se une para chamar a pessoa à consciência, a fim de que ela retorne ao caminho considerado adequado.

d.
Trata de um costume de certo povo africano em promover, por meio da identidade cultural, o acolhimento do indivíduo errante pelos seus parentes, pelos seus amigos, de modo que aquele se lembre de sua origem como alguém bom e amado desde o seu nascimento.

e.
Apresenta um ato de punição, em que toda a tribo canta a canção da pessoa quando ela comete um desvio de conduta. Essa punição evita um castigo físico ao indivíduo errante.

Soluções para a tarefa

Respondido por erica775
0

Resposta:

letra d

Explicação:

Respondido por soldadooliveira950
0

Resposta:

D

Explicação:

trata de costume de certo povo africano em promover,por meio da identidade cultural,o acolhimento do indivíduo errante pelos seus parentes,pelos seus amigos, de modo que aquele se lembre de sua origem como alguém bom e amado desde o seu nascimento

Perguntas interessantes