Quando uma malformação ocasiona uma deformidade muito acentuada, fala-se em monstruosidade, termo derivado de teratologia (do grego, teratos = monstro). Contudo, a teratologia, na prática, ocupa-se de todos os tipos de anomalias. Termos são usados para designar as deformidades. Por isso, é importante saber identificá-los. Com a finalidade de fazer um pequeno glossário das Malformações congênitas, escreva, pelo menos, 10 tipos distintos de malformações e os respectivos significados.
Soluções para a tarefa
Rklj
77ytggyyyhhnlkjhibljpijpo
Explicação:
Resposta:Padrão de resposta esperado
Agente teratogênico: agente físico, químico ou biológico que induz anomalias do desenvolvimento.
Focomelia: "membros de foca", condição na qual as mãos e os pés parecem surgir quase que diretamente a partir dos ombros e quadris.
Polidactilia: dedos supranumerários na mão ou no pé.
Sindactilia: fusão de dedos da mão ou do pé. Quando há fusão também entre os ossos dos dedos, ocorre uma sinostrose.
Amelia: ausência completa de membro ou membros. Na sua forma extrema, ocorre ausência dos quatro membros.
Meromelia: ausência parcial de um membro ou membros, por exemplo, mãos ou pés podem estar inseridos diretamente no tronco por meio de pequenos ossos irregulares.
Acrania: nessa malformação, a abóbada craniana está praticamente ausente, e, com frequência, ocorre também grave defeito na coluna vertebral. A acrania está associada à anencefalia.
Microcefalia: é uma malformação em que o encéfalo e, consequentemente, a caixa craniana deixam de crescer. Crianças com esse distúrbio geralmente apresentam retardo mental grave.
Espinha bífida oculta: resulta da fusão imperfeita ou da falta de fusão das metades do arco vertebral. Pode ser observada nas regiões cervical, lombar ou sacra. Frequentemente, só uma vértebra é afetada e essa anomalia não causa distúrbios fisiológicos, podendo ser imperceptível para a pessoa, pois a medula espinal e os nervos espinais geralmente são normais. Algumas vezes, essa malformação é indicada apenas por uma depressão e um tufo de pelos na área afetada.
Espinha bífida cística: é um caso muito mais sério de espinha bífida, no qual estão envolvidas também a medula espinal e as meninges, podendo ocasionar sérios distúrbios neurológicos.