Quando uma descoberta científica é feita, ela é divulgada não só para
especialistas da área e comunidade científica, mas para todos os interessa dos, por meio do texto de divulgação científica. Essas informações são veiculadas em diversos meios, como jornais, revistas e sites da internet.
Textos como esse apresentam caráter expositivo e argumentativo,
indicando dados mais aprofundados, apontando os resultados alcançados ou as descobertas feitas por determinado estudo. Esse texto pode ser acompanhado de figuras que ilustrem o assunto tratado ou outros
materiais gráficos que possam contribuir para o assunto, como esquemas e infográficos, visando a auxiliar o leitor na compreensão do assunto.
Novo tecido: quase nu.
Para os que já passaram por um verão tropical - a cidade do Rio de
Janeiro é uma experiência única nesse sentido -, a notícia é mais do que bem-vinda: um tecido é capaz de manter a temperatura de seu corpo mais baixa, como se o usuário nada estivesse vestindo.
O novo material faz a temperatura corporal aumentar apenas 0,7
grau Celsius, segundo PoChun Hsu, da Universidade Stanford (EUA),
membro da equipe que desenvolveu o tecido. É quase como estar com a pele descoberta. Uma malha de algodão fina, segundo ele, pode fazer
a temperatura da pele aumentar cerca de 3,4 graus Celsius. Mesmo os tecidos refrigeradores' hoje no mercado, ressalta Hsu, chegam a elevar a temperatura em 2,8 graus Celsius.
A composição e a porosidade do material fazem com que ele seja
muito permeável tanto ao vapor de água quanto ao calor (infravermelho) que a pele emite-neste último caso, sua textura de nanoporos permite
que 96% do calor o atravessem. A sensação, segundo os autores, é a de estar nu. O plástico usado na confecção do tecido é semelhante ao usado nos "filmitos para recobrir os alimentos.
Á base de politileno,o novo material que reúne doses de mano- tecnologia,fotônica e química não vai sair direto das bancadas do laboratório para a Indústria Têxtil.Ha inconvenientes nele que fariam um especialista ao suar de pavor:i)o tecido,por enquanto, só pode ser na cor bege,pois qualquer corante o Faria provavelmente perder a capacidade de "transpirar"vapor e calor;ii)como plástico, ele não tem muita flexibilidade,e,no corpo,dá aquela sensação de que você está usando algo...plástico.
detalhes do novo tecido estão publicados em Science.E a dica para esta nota veio do músico norte-americano Ian Murphy,da cidade de Nova York (EUA),Sempre ligado e novidades tecnológicas.
Segundo especialistas,o uso em larga escala desse tipo de material permitiria baixar o ar-condicionado em alguns graus e,assim,economizar quantidade significativa de energia.Ou seja,refrigerar a pessoa e não ambiente.
1)De que assunto trata o texto?
a)Verão Tropical na sociedade do Rio de Janeiro.
b)Descoberta de um novo tecido.
c)Aumento da temperatura corporal.
d)Economia de energia no verão.
2)Quais são os argumentos usados no texto para sustentar o uso do manotecido?
3)Quais aspectos evidenciam que é um texto de divulgação Científica?
4)Qual Universidade desenvolveu o tecido?
5)Porque o tecido ainda não é adequado à indústria?
Me ajudem por favor estou precisando muito das respostas. Agradecerei e muito a quem me ajudar.Não fique de brincadeira para ganhar pontos...Conto com vocês...
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
1) alternativa B)
2)O manotecido prometeria manter a temperatura de seu corpo mais baixa, fazendo a temperatura corporal aumentar apenas 0,7 grau Celsius (coisa que nem mesmo os "tecidos refrigeradores" fazem).
3) Ele é expositivo e também argumentativo, expõe para o leitor as características sobre o tecido e lhe mostra motivos para querer conhecer o produto.
4)Universidade Stanford (EUA)
5) O tecido só pode ser usado na cor bege, pois se não perderia a capacidade de transpirar vapor e calor; o plástico também não tem muita flexibilidade e daria a impressão de estar usando algo plástico.
Respondido por
1
Resposta:
1 alternativa b
Explicação:
espero ter ajudado kk
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás