Quando uma criança ingressa no 1º ano do Ensino Fundamental, vai ter de se ajustar a um novo grupo de colegas, novos professores (polivalente, Arte e Educação Física) , novos espaços de aprendizagem, regras diferentes e novas expectativas. Para muitas crianças, essa ruptura com a Educação Infantil pode ser traumática, chegando mesmo a causar prejuízos em seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem na nova escola. Analise as seguintes estratégias e selecione aquela(s) que concorre(m) para assegurar que as crianças que ingressam no Ensino Fundamental não se ressintam da ruptura com a Educação Infantil. Promover atividades intencionais para que as crianças possam se familiarizar com a nova escola: localização da sala e dos demais espaços (banheiros, refeitório, bebedouros, pátios), mobiliário escolar (mesas e cadeiras), entre outros. Apresentar às crianças a sua turma, para que se familiarizem com o aumento do número de colegas, com as demais crianças em sua sala e na escola como um todo, com suas características próprias, tamanhos, idades, hábitos, comportamentos. Apresentar aos pais a rotina na nova escola: redução do tempo para brincar, aumento do tempo em atividades dirigidas, introdução da avaliação do desempenho escolar; no caso das crianças, é mais adequado que elas descubram essas mudanças à medida que ocorram. Acompanhar, com um olhar atento, se as crianças têm êxito ou não na tentativa de superar os desafios da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para adotar ações que facilitem esse processo de adaptação, tão logo surjam eventuais dificuldades. Dessas estratégias, concorrem para minimizar eventuais impactos da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A transição da Educação Infantil para a Educação Fundamental representa um período bastante delicado, que exige tanto discernimento por parte dos educadores, como das próprias famílias, a fim de cuidar e amparar esta transição (e. Apenas a I, a II e a IV.)
Como é a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental?
Um dos aspectos mais importantes nesta transição configura-se na integração destas crianças, para que se sintam acolhidas e inseridas. Para isso, é papel tanto dos educadores, quanto da família, estimulando-as à socialização, por meio do conhecimento de seus colegas, assim como o local em que irão estudar.
Mais sobre ensino fundamental: brainly.com.br/tarefa/44153882
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Física,
11 meses atrás