Quando uma atividade é exercida de forma pessoal, ou não, tendo caráter eventual, sem subordinação jurídica, uma vez que o próprio empregador dirige o seu negócio, não caracterizando a existência de vínculo de trabalho, tem-se o exercício: Alternativas: a) do trabalhador autônomo. b) das empresas do lucro real. c) do trabalhador temporário. d) das empresas no simples nacional. e) do microempreendedor individual. 2) A relação jurídica que pode haver entre aquele que presta os serviços para outra pessoa que se utiliza da mão de obra, desde que alguns requisitos sejam plenamente atendimentos, é conhecida como: Alternativas: a) vínculo de emprego. b) parceria empresarial. c) contrato de trabalho. d) prestadora de serviços. e) rescisão contratual. 3) Em situações especificas o empregado pode ter remunerações que irão compensá-lo pelo desgaste ou risco envolvido. O empregado pode eventualmente realizar atividades no período da noite, entre as 22 horas de um dia até às 5 horas da manhã do dia seguinte. Em situação com essa, o empregado terá remuneração superior ao diurno, com um acréscimo de 20% (vinte por cento) sobre o valor da hora diurna. Isso representa uma remuneração diferenciada denominada de: Alternativas: a) adicional noturno. b) horas extras de 50%. c) horas extras de 100%. d) periculosidade. e) insalubridade. 4) A jornada de trabalho corresponde ao período de tempo em que o trabalhador presta serviços ao seu empregador ou, então, aguarda por suas ordens para executas as tarefas. É correto afirmar que, com a Constituição Federal de 1988, a jornada de trabalho no Brasil ficou restrita a: Alternativas: a) 12 horas diárias. b) 50 horas semanais. c) 220 horas mensais. d) 260 horas mensais. e) 16 horas semanais. 5) São elementos que compõem uma folha de pagamento com informações quanto aos salários, férias, décimo terceiro salário, horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, abono, prêmio, entre outros. Esses elementos são valores que o empregado tem direito a receber pela atividade realizada na empresa que gera ao empregador a obrigação de pagar ao empregado. Trata-se: Alternativas: a) dos proventos. b) dos descontos. c) das rescisões. d) das admissões. e) das obrigações patrimoniais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) • a) do trabalhador autônomo. Atividade realizada de forma pessoal ou não, em caráter eventual, sem subordinação jurídica, uma vez que o próprio trabalhador dirige o seu negócio, portanto, sem existência de vínculo de trabalho; como exemplo, podemos citar um pintor que é contratado para pintar uma residência, assumindo o risco da atividade e que pode se fazer substituir por outra pessoa para executar esse serviço;
2)• c) contrato de trabalho.
3) • a) adicional noturno. Trata-se de uma atividade realizada no período da noite. Ocorre das 22h de um dia até às 5h do dia seguinte e o trabalho noturno terá remuneração superior ao diurno, com um acréscimo de 20% (vinte por cento) sobre o valor da hora diurna.
4)• c) 220 horas mensais. A partir da Constituição Federal de 1988, a jornada de trabalho no país ficou limitada a 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais.
5)• a) dos proventos. Os principais proventos que compõem uma folha de pagamento são: salário, férias, décimo terceiro salário, horas extras, adicional noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, abono, prêmio e outros.
Explicação: