Quando um vírus está circulando amplamente em uma população, e causando muitas infecções, a probabilidade de sofrer mutação aumenta. Quanto mais oportunidades um vírus tem de se espalhar, mais ele se replica – e mais possibilidades tem de sofrer mudanças. A maioria das mutações virais têm pouco ou nenhum impacto na capacidade do vírus de causar infecções e doenças. Mas, dependendo de onde as alterações estão localizadas no material genético do vírus, podem afetar as propriedades de um vírus, como a transmissão (pode se espalhar mais ou menos facilmente) ou gravidade (pode causar doenças mais ou menos graves).
Com base na mutação viral, analise as afirmativas a seguir:
I. Durante o processo replicativo viral podem ocorrer mutações que minimizam a susceptibilidade do vírus a terapia antiretroviais disponível. As mutações adquiridas em decorrência da terapia são chamadas TDRM (Transmited Drug Resistance Mutation – Mutação de Resistência a Drogas Transmitida) .
II. O paciente virgem de terapia que apresenta vírus mutante, possivelmente por ter contraído uma cepa viral resistente de um indivíduo previamente infectado que passou por terapia, recebe o nome DRM (Drug Resistance Mutation – Mutação de Resistência a Droga).
III. A resistência do HIV pode estar relacionada a falha da terapia, logo, verifica-se a necessidade de resgate terapêutico, evidenciando a importância dos testes de genotipagem viral para seleção de novo esquema de administração dos fármacos.
IV. No Brasil os testes de genotipagem para o HIV buscando estas mutações de resistência são realizados quando há comprovada falha terapêutica, diferentemente de alguns países desenvolvidos que realizam a genotipagem do vírus antes do início do tratamento .
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.
b.
II e IV, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
III e IV, apenas.
e.
I, III e III , apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta: III e IV
Explicação:
A resistência do HIV pode estar relacionada a falha da terapia, logo, verifica-se a necessidade de resgate terapêutico, evidenciando a importância dos testes de genotipagem viral para seleção de novo esquema de administração dos fármacos.
No Brasil os testes de genotipagem para o HIV buscando estas mutações de resistência são realizados quando há comprovada falha terapêutica, diferentemente de alguns países desenvolvidos que realizam a genotipagem do vírus antes do início do tratamento .
nascilns:
errada
Respondido por
2
Resposta: III e IV, apenas. Correto
Explicação: CORRIGIDA NO AVA, acabe de fazer.
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Sociologia,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás