Quando um vírus entra no sistema de um organismo, ele. A) passa a fazer parte do material genético das células, controlando suas funções
B) passa a ser considerado ser vivo, pois, além de apresentar organelas, controla as funções da célula.
C) se funde à membrana plasmática da célula, protegendo-a de novos invasores.
D) fica vulnerável a antibióticos, que podem matá-lo no interior dos seres vivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
As proteínas que formam as cápsulas dos vírus são diferentes das proteínas existentes no corpo humano. Quando sofremos algum tipo de invasão por vírus, as proteínas desses seres - "estranhas" ao nosso organismo - são "detectadas" por certas células do corpo. Essas células fazem parte do sistema imunitário, que é o sistema de defesa do corpo, e passam então a produzir substâncias que combatem o vírus invasor: os anticorpos.
Quando alguém contrai um resfriado, por exemplo, o sistema imunitário inicia a produção de anticorpos. Depois de alguns dias, os anticorpos eliminam os vírus e a pessoa fica curada do resfriado.
Os anticorpos têm ação específica. Isso significa que eles atuam apenas no combate do microorganismo para o qual foram produzidos. No exemplo anterior, o anticorpo capaz de reagir ao vírus do resfriado não combate o vírus do sarampo, e vice-versa.