Quando um ser humano imunocompetente é acometido por um agente infeccioso ao qual é susceptível, diversos mecanismos de defesa se opõem à implantação, invasão e multiplicação ou desenvolvimento do patógeno no seu organismo. Diante disso, leia as afirmações a seguir: I. A imunidade inespecífica é constituída de mecanismos de defesa bioquímicos e celulares que já estão presentes no organismo, antes mesmo de iniciar o processo infeccioso, respondendo prontamente à infecção. II. A imunidade inespecífica não necessita de estímulos prévios e não tem período de latência. Esse tipo de imunidade se opõe à colonização, à penetração, à multiplicação e à persistência do agente infeccioso no organismo. III. A imunidade adquirida específica corresponde à proteção contra cada agente infeccioso ou antígeno. E se inicia quando ele é reconhecido pelos linfócitos B e T, que são os principais componentes da imunidade específica. IV. Na primeira vez em que o antígeno entra em contato com o organismo e os mecanismos de resposta inespecífica não são suficientes para deter e infecção, a resposta específica será desencadeada. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas III e IV. Todas as afirmaçõe
Soluções para a tarefa
Considerando os processos de resposta inespecífica e específica em pessoas imunocompetentes, podemos afirmar que as alternativas corretas é a I e a II. Essas alternativas descrevem o que consiste a resposta inespecífica e como ela age.
Imunidade inata e adquirida
Para chegarmos nas alternativas corretas, devemos analisar cada uma dada pela questão:
I. verdadeira – A imunidade inespecífica, conhecida também como inata ou natural, são as células de defesa e seus componentes que o corpo produz mesmo não sendo exposto a um patógeno específico. Desencadeia uma resposta imediata e é composta pelas barreiras físicas do corpo, por componentes químicos e por fatores humorais.
II. verdadeira – A imunidade inespecífica reage imediatamente após a exposição ao antígeno. Inibe a colonização, penetração, replicação e persistência com seus componentes descritos no primeiro item.
III. falsa - A imunidade adquirida, ou específica, corresponde a proteção contra o antígeno específico no patógeno. É a resposta tardia do corpo e com células especializadas, a quais são conhecidas como linfócitos T e B. Os linfócitos T são responsáveis por reconhecer os antígenos e executar a resposta; já os linfócitos B são responsáveis pela produção de anticorpos.
IV. falsa – Imunidade inespecífica e específica são sempre requisitadas para ocorrer a memória imunológica. Enquanto a imunidade inespecífica protege o organismo de imediato, a imunidade específica cria anticorpos específicos para a infecção, porém demore mais tempo para reagir.
Para auxiliar mais seu estudo sobre respostas imunológicas, acesse esse link: https://brainly.com.br/tarefa/51000125
#SPJ1