Quando um rolo de fita adesiva é desenrolado, ocorre uma transferências de cargas negativas da fita para o rolo, conforme ilustrado. Quando o campo elétrico criado pela distribuição de cargas é maior que o campo de ruptura do meio, ocorre uma descarga elétrica, pode ser utilizada como uma fonte econômica de raio-x.
No Ar a Ruptura Dielétrica ocorre para campos elétricos a partir de E=3,0x10 elevado a 6 V/m. Suponha que ocorra uma descarga elétrica entre a fita e o rolo para uma diferença de potencial V= 9kV. Nessa Situação, pode-se afirmar que a distância máxima entre a fita e o rolo vale :
A) 3mm
B)27mm
C)2mm
ou
D)37nm
Soluções para a tarefa
V = Diferença de Potencial
d = distância entre a fita e o rolo
Isolando d, temos:
d = V/E
d = 9,0 x 10³ / 3,0 x 10^6
d = 3 x 10^(-3)m
d = 0,003m = 0,3cm = 3mm
Portanto alternativa a)
A distância máxima entre a fita e o rolo vale: 3mm - letra a).
Vamos aos dados/resoluções:
O campo elétrico tem como conceito explicar a ação de forças que se encontram a distância, logo o mesmo acaba existindo naquela região específica independente de ter outra carga próximo. Portanto, a carga de prova, também tem que ser eletricamente carregada, para que haja uma interação específica.
PS: O vetor campo elétrico possuí intensidade, direção e sentido.
Possuindo então E, V e D (Campo Elétrico, Diferença de Potencial e distância entre a fita e o rolo, respectivamente) e isolando D, teremos:
d = V/E
d = 9,0 x 10³ / 3,0 x 10^6
d = 3 x 10^(-3)m
d = 0,003m
d = 0,3cm ≅ 3mm
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20718745
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)