Quando um espermatozoide fertilizar o óvulo, porque os demais ficam impedidos?
Soluções para a tarefa
A vagina é um meio hostil à sobrevivência dos espermatozoides devido às substâncias ácidas que segrega e que a protegem diariamente das bactérias.
Esta acidez destrói milhões de espermatozoides mal entram na cavidade vaginal. Só os mais fortes seguem o seu caminho, nadando vigorosamente através do colo do útero até às Trompas de Falópio (canal que liga cada um dos ovários à cavidade uterina).
Durante este percurso, alguns espermatozoides ficam presos na pregas do útero ou entram na Trompa de Falópio errada, onde não existe nenhum óvulo para fecundar. Os restantes espermatozoides continuam a sua viagem e iniciam a subida pela Trompa de Falópio na esperança de alcançar o óvulo solitário que os aguarda.
O seu corpo está programado para criar vida e a Natureza desenvolveu todos os mecanismos necessários para ajudar o espermatozoide a percorrer o seu caminho ao encontro do óvulo.
À medida que sobem pelo canal das Trompas de Falópio, estas contraem-se delicadamente e “empurram” os espermatozoides que restam na direção do óvulo, que os aguarda. Apenas algumas centenas conseguem chegar ao óvulo.