Quando um elevador sobe com velocidade constante de 0,35m/s, levando dois passageiros, totalizando 160kg, pode-se afirmar que a força submetida aos ocupantes do elevador é, adotando g = 9,81m/s2:
Soluções para a tarefa
Olá.
O elevador sobe com velocidade constante. Portanto, não existem forças inerciais(usadas quando o sistema é acelerado, isto é, não inercial).
De modo simplificado, como o elevador está com uma velocidade constante, a força externa resultante aplicada aos ocupantes é apenas o peso dos mesmos(F = m.a = 0, pois a = 0).
Mas se F = 0, como atuam forças sobre eles?
A segunda lei de Newton sempre diz sobre a força resultante sobre um corpo. Quer dizer que se fizermos o balanço de forças, teremos equilíbrio.
Sobre os ocupantes atuam o peso dos mesmos(exercido pela Terra sobre eles), apontando "para baixo" e a força normal da superfície(realizada pelo piso do elevador sobre as pessoas como uma resistência à deformação)., apontando "para cima". Feito o balanço:
F = m.a = 0
F = P - N
0 = P - N
N = P = m.g = 160 . 9,81 = 1569,6 N
Para a "força submetida aos ocupantes, temos o seguinte:
- Pelo elevador: N = 1569,6 N ↑ ... resp
- Pela terra: P = 1569,6 N ↓
- Resultante: F = 0
Note que o enunciado poderia ser mais claro a respeito de qual agente que causa força ou a que efeito(resultante) ele se refere. As duas primeiras forças são aplicadas sobre eles, o peso e normal. A resultante é o efeito que ambas resultam.