Física, perguntado por patriciapereir436, 5 meses atrás

quando um corpo tem sua temperatura aumentada de 0 k a 273 k,de quantas unidades variou sua temperatura?Isso corresponde a uma variação de quantas unidades na escala Celsius?​

Soluções para a tarefa

Respondido por liviarufinooliveira
1

Resposta:

HOME 

FÍSICA  

TERMOLOGIA  

CAPACIDADE TÉRMICA

CAPACIDADE TÉRMICA

FÍSICA

A capacidade térmica define a quantidade de calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade.

A areia da praia fica mais quente do que a água durante o dia porque possui capacidade térmica diferente

A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. Cada corpo comporta-se de forma diferente ao receber uma determinada quantidade de calor, e um exemplo em que podemos perceber isso facilmente ocorre na praia. A areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. Isso acontece porque a areia e a água possuem capacidades térmicas diferentes.

Sendo assim, a capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade de calor recebida e da variação de temperatura sofrida por um corpo. Ela pode ser definida da seguintecapacidade térmica (C) é a razão entre a quantidade de calor (Q) recebida por um corpo e a variação de temperatura (ΔT) sofrida por ele.”

Matematicamente, essa relação é dada pela expressão:

C =  Q 

      ΔT

A unidade de medida da capacidade térmica no Sistema Internacional é calorias por grau Celsius (cal/ºC). Um exemplo para compreender melhor a interpretação dessa grandeza é a seguinte situação:

Se um corpo recebe 1000 cal e aumenta sua temperatura em 20ºC, sua capacidade térmica é?

C = Q = 1.000 = 50 cal/ºC

              ΔT     20                              

Ou seja, a cada 50 calorias que o corpo recebe, sua temperatura varia em 1ºC.

A capacidade térmica é uma propriedade dos corpos que depende apenas de sua massa, sendo assim, dois corpos feitos do mesmo material podem sofrer variações de temperatura diferentes ao receberem a mesma quantidade de calor se suas massas são diferentes. Por exemplo: se quisermos aquecer duas chapas de metal, uma com 5 kg e outra com 10 kg, será necessário fornecer maior quantidade de calor à chapa de 10 kg, já que sua massa é maior.

forma:

Perguntas interessantes