Quando um carro vai fazer uma curva numa pista de corrida, o piloto sempre irá manter a maior velocidade possível sem derrapar. Para que ele não derrape ao fazer a curva, mantendo a velocidade máxima.
A) o atrito estático deve ser lateral, apontando para o centro da curvatura e quanto maior o raio da curva, maior poderá ser a velocidade impressa.
B) o atrito cinético deve ser lateral, apontando para o centro da curvatura e quanto maior o raio da curva, maior poderá ser a velocidade impressa.
C) o atrito estático deve ser lateral, apontando para fora da curvatura e quanto menor o raio da curva, maior poderá ser a velocidade impressa.
D) o atrito cinético deve ser lateral, apontando para fora da curvatura e quanto menor o raio da curva, maior poderá ser a velocidade impressa.
E) o atrito estático deve ser lateral, apontando para fora da curvatura e quanto maior o raio da curva, maior poderá ser a velocidade impressa.
Soluções para a tarefa
Resposta correta alternativa A
O atrito envolvido deverá ser o estático, pois o pneu está encostando e saindo do chão, não está deslizando, pois isso é o que ocorre quando ele está derrapando.
A força de atrito aponta para o centro da curva, uma vez que é a força centrípeta que atua no corpo, mantendo ele em movimento circular ao longo da curva.
Pela fórmula da força de atrito estático e da força centrípeta podemos tirar algumas conclusões. Sabendo que a força de atrito estático possui um valor máximo a depender da força que está sendo aplicada, quando esse valor é superado inicia-se o atrito dinâmico e o pneu começa a derrapar, logo a força máxima tem um valor constante que pode ser igualado com a fórmula da aceleração centrípeta V²/R=cte, logo quanto maior o raio da curva maior poderá ser a velocidade aplicada.
Questão para estudo: https://brainly.com.br/tarefa/46835305