Química, perguntado por luisfelipe1475, 8 meses atrás

quando um carro em alta velocidade freia brucamente e suas rodas travam, e comum que ele produza um som caracteristico da frenagem.alem disso, se analisarmos a temeratura do pneu, veremos que ela e maior apos a frenagem, ou seja, e como se o pneu fosse aquecido por causa desse processo. neste exemplo as tranformacoes de ocorrida foram? obs meu teclado nao tem assento por favor me ajudem​

Soluções para a tarefa

Respondido por alana2908
6

Resposta:

Quando um carro em alta velocidade freia bruscamente e suas rodas travam, é comum que ele produza um som característico da frenagem. Além disso, se analisarmos a temperatura do pneu, veremos que ela é maior após a frenagem, ou seja, é como se o pneu fosse aquecido por causa desse processo.

Explicação:

Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale ue=1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é uc=0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g=10m/s².( se essa resposta nao foi suficiente aqui esta outra resposta maior )                                      


luisfelipe1475: entao a energia mecanica e tranformada em energia cinetica?
alana2908: A energia mecânica (Emec) de um sistema é a soma da energia cinética e da energia potencial. ... Na ausência de forças disssipativas, a energia mecânica total do sistema se conserva, ocorrendo transformação de energia potencial em cinética e vice-versa.
Respondido por henriquec1001
1

   Na frenagem do veículo, tem-se a transformação de energia cinética do veiculo em energia térmica nos discos de freio.

 A energia cinética ocorre devido ao movimento que está sendo realizado pelo carro, de modo que no momento de frenagem gera-se o atrito entre os pneus e o solo, gerando assim energia térmica.

 Devido a esse atrito, tem-se que o carro vai perdendo velocidade até chegar ao seu estado de frenagem completa, de modo que nessa frenagem a temperatura dos pneus estarão elevadas.

Saiba mais:

https://brainly.com.br/tarefa/3423773

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes