“Quando um autoplágio é detectado num manuscrito submetido à publicação, os editores podem não fazer nada ou pedir para que o autor reescreva trechos repetidos – isto se a reciclagem for considerada insignificante ou justificada. Já se o reuso for extenso e sugerir que a contribuição do artigo não é nova, o caminho é rejeitar o manuscrito, comunicando ao autor as razões da medida.
Se o problema for encontrado em artigos já publicados, os editores devem considerar a possibilidade de publicar uma correção ou de fazer a retratação do artigo, que é o cancelamento de sua publicação. A correção é o caminho adequado se houver material original suficiente no artigo que justifique a publicação. Deve-se adicionar citações esquecidas e esclarecer o que foi recusado. Mas a retratação pode ser necessária em casos extremos e considerados raros pelo Cope: quando a cópia for extensa, comprometer a originalidade do artigo e/ou infringir direitos autorais. As diretrizes alertam, porém, que a reciclagem era uma prática tolerada em décadas passadas. Os editores devem levar em conta a idade do artigo e o fato de o expediente ser aceito na época de sua publicação ao decidir se devem tomar alguma atitude”.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Autoplágio é considerado uma má conduta menos grave, com implicações mais éticas do que legais, uma vez que o plagiador e o plagiado são a mesma pessoa.
PORQUE
II. A punição para o autoplágio deve ser proporcional à sua extensão, ou seja, pode ser que só se peça a reescrita como pode ser que o artigo seja rejeitado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
d.
As asserções I e II são proposições falsas.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Soluções para a tarefa
De acordo com o artigo 184 do Código Penal, plágio é considerado um crime. Por isso a opção correta é a letra A.
Plágio e suas implicações
É considerado como plágio o ato de apresentar ou copiar uma obra acadêmica ou não, mas que essa obra já tenha um dono. Ou seja, quando publicamos uma determinada obra que já tem autoria e não atribuímos a autoria dessa obra, cometemos um crime de tentarmos passar pelo dono dessa obra. De acordo com o artigo 184 do Código Penal, quem comete esse ato está suscetível a detenção.
A pena para o plagiador oscila entre a multa que ele poderá pagar, até a detenção, que varia de três meses a um ano. Em cursos superiores pode fazer até mesmo a pessoa perder seu TCC.
Para saber mais sobre Plágio, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/20482016