Biologia, perguntado por jaolazaro1184, 1 ano atrás

Quando todas as filhas de um indivíduo, afetado por uma determinada anomalia genética, têm o mesmo fenótipo que o pai e nenhum filho é afetado, o mais provável padrão de herança é? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
13
Boa tarde.

Pelos estudos de genética, sabemos que as heranças genéticas podem ser:

- Autossômicas, ou seja, encontram-se nos cromossomos autossomos, não ligados ao sexo. São 22 pares desse tipo de cromossomo.

- Sexuais (ou alossômicas), ou seja, são determinadas a partir dos cromossomos ligados ao sexo, que são apenas um par (nos homens é XY; e nas mulheres, XX).

  É importante lembrar que quem determina o sexo dos filhos é o pai, ao doar seu cromossomo X ou Y. Se for o X, será menina; e se for Y, será menino. Então, diante disso, podemos concluir que, em condições normais, o cromossomo X de um homem sempre será herdado da mãe.

 Diante disso, podemos concluir que, se todas as filhas de um homem afetado por uma anomalia genética são afetadas, mas não os filhos, a herança é do tipo alossômica ligada ao cromossomo X, já que o homem só irá doar seu cromossomo X para suas filhas.

Espero ter ajudado.
Respondido por nyoff
0

Resposta:

Faltam as alternativas da pergunta

A -)ligado ao X dominante.

B -)ligado ao X recessivo.

C -)autossômico dominante.

D -)autossômico recessivo.

E -)extranuclear.

RESPOSTA:

A -)ligado ao X dominante.

Perguntas interessantes