Direito, perguntado por lucas1212248, 6 meses atrás

quando tem uma intervenção militar o exército não derruba os 3 poderes? inclusive o executivo? aí com 1 intervenção militar quem comanda o país é só o exército??​

Soluções para a tarefa

Respondido por BodaahL
0

Resposta: Depende.

Explicação: Uma "intervenção" militar é um golpe e, por definição, não respeita a lei nem a Constituição, o que nos impede de determinar com certeza o que aconteceria. Tudo poderia acontecer.

Podemos apenas estimar com base no último Golpe Militar, de 1964. Na época, os militares afastaram do poder o Presidente, João Goulart, os membros do Congresso Nacional e os Ministros do Supremo Tribunal Federal. Ditador não gosta de dividir poder e, apesar de terem prometido que tomariam o poder só para espantar o comunismo e realizariam eleições já no ano seguinte (1965), ficaram mais de 20 anos no poder. Os políticos que se opuseram eram "desaparecidos", assim como os artistas e os jornalistas. Cito como exemplo Vladimir Herzog (jornalista), Epaminondas Gomes de Oliveira (político, professor, camponês), e Catarina Helena Abi-Eçab (estudante de 21 anos).

Na minha avaliação, para fins hipotéticos/intelectuais, se o novo golpe acontecesse amanhã, Bolsonaro seria mantido no poder, porque é considerado um aliado. Mas teria que obedecer às ordens dos militares, que seria quem efetivamente detém o poder. No primeiro desentendimento, Bolsonaro seria removido da presidência e substituído por um militar de carreira, como o Braga Neto, o paspalho do General Heleno ou, mesmo, o próprio Mourão.

Perguntas interessantes