quando surgiram as primeiras organizações afrodescendentes e qual a sua influência?
galera please helpppp me ajudaaaaaaa por favor
Soluções para a tarefa
A escravidão da população negra no Brasil teve início no século XVII e foi amplamente intensificada entre 1700 e 1822.
O Brasil foi um dos últimos países a declarar a abolição da escravatura, assinada pela Princesa Isabel (filha mais velha de D. Pedro II) em 1888. A abolição não foi bem recebida por alguns políticos liberais do império brasileiro (que eram apoiados pelos escravagistas), sendo uma das causas da queda da monarquia em 1889.
O movimento negro no Brasil começou a ser organizado a partir do século XX. Para alguns movimentos sociais brasileiros, Zumbi dos Palmares é considerado o primeiro símbolo. Entretanto, apesar da escravidão nos quilombos ser diferenciada dos engenhos, os mocambos também possuíam escravos negros em seus acampamentos. (ver link abaixo)
Conjuração Baiana (1798)
Foi um movimento que possuía diversas etnias brasileiras, foi um dos primeiros movimentos abertamente abolicionista. Ocorreu em 1798 e possuía influencias da Revolução Francesa trazida pelos maçons.
Sociedade Brasileira Contra a Escravidão (1880)
Foi uma sociedade multirracial responsável pelo periódico (jornal) O Abolicionista. Criado por um político liberal abolicionista, Joaquim Nabuco em parceria de personalidades negras na época, como José do Patrocínio e André Rebouças.
O periódico tinha o objetivo de difundir a ideia da abolição na sociedade, trazendo informações inclusive internacionais e levantando a bandeira de "humilhação aos brasileiros" por causa da escravidão ainda em voga. A Sociedade Brasileira Contra a Escravidão foi, possivelmente, o primeiro grande movimento social no país.
- José do Patrocínio (1853-1905)
Uma das grandes figuras do movimento abolicionista brasileiro é o vereador José do Patrocínio, eleito em 1886 e que atuava fortemente pelo abolicionismo. Filho de um vigário e uma escrava oriunda de Gana, cresceu liberto convivendo com escravos e observando os castigos a eles dispensados. Trabalhou como servente de pedreiro e formou-se em farmácia.
Após a proclamação da república, entrou em conflito com o governo de de Floriano Peixoto (segundo presidente do Brasil), sendo deportado para o estado do Amazonas, no alto Rio Negro. Por seus biógrafos, é considerado o principal jornalista do abolicionismo.
- André Rebouças (1838-1898)
Foi um dos criadores da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, ao lado de José do Patrocínio. Foi um engenheiro militar que se destacou tanto na caserna quanto em obras de infraestrutura no Brasil Império. Era participante da política e conhecido da família imperial.
Em um baile da monarquia em 1889 (pouco antes da proclamação da república) ocorreu uma situação intrigante: D. Pedro II observou uma negativa de uma moça para dançar com Rebouças. Após testemunhar o ocorrido, solicitou que sua filha Princesa Isabel dançasse com o militar.
Exilou-se juntamente com a família imperial após o fim da monarquia e trabalhou por certo período na África. Possui homenagens com seu nome em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, nomeando avenidas e túneis.
Revolta da Chibata (1910)
Foi um motim realizado por soldados da Marinha do Brasil contra os castigos físicos dispensados aos marujos de baixa patente (brancos e negros). Os militares em suas missões acabavam socializando com outros países, observando assim o tratamento desumano que estavam recebendo. O líder foi João Cândico, almirante negro que pedia por melhores condições sociais e raciais.
Frente Negra Brasileira (1931)
Foi uma entidade que conseguiu formar inclusive um partido político. A Frente tentava representar a população desassistida, fundando inclusive uma escola para fazer frente ao preconceito racial e social. Foi dissolvido em 1937 por Getúlio Vargas que proibiu a existência de partidos políticos.
Para mais informações sobre os mocambos (quilombos), acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/49438652