Quando Sócrates pretende saber uma única coisa, ou seja, que nada sabe, é porque ele recusa a concepção tradicional de saber. Seu método filosófico consistirá não em transmitir seu saber, o que exigiria responder à questões dos discípulos, mas, ao contrário, em interrogar os discípulos pois ele mesmo não tem nada a dizer-lhes, nada a ensinar-lhes de conteúdo teórico de saber. A ironia socrática consiste em simular aprender alguma coisa de seu interlocutor, para levá-lo a descobrir que não conhece nada no domínio do que pretende ser sábio." In: HADOT, Pierre. O que é filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 2010, p. 53
Em que medida podemos afirmar que a postura socrática, mencionada no texto, consiste em um exercício interessante para nós atualmente?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Boa noite
Podemos afirmar que um exercício interessante que pode ser praticado na atualidade é a de transmitir aos jovens não o valor e o método da investigação ou respostas para todos os problemas, mas um saber enciclopédico, além de desenvolver sua eloquência e incentivar seu auto-didatismo, ou seja, não deixar que viremos paus mandados a grosso modo.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás