Português, perguntado por kauaforlife, 10 meses atrás

Quando seu pai vê a rapidez com que o rapaz esbanja a herança da família, o envia, à força, a Portugal, para estudar na Universidade de Coimbra. a) Considerando o tom irônico próprio do estilo machadiano e o contexto da obra quanto à desmitificação do ideal romântico, qual sua opinião a respeito do início do capítulo: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”? b) Que crítica implícita é possível identificar quanto à idealização romântica do amor? Qual é a resposta de Marcela ao pedido de Brás Cubas? O que essa resposta pode revelar a respeito da moça? c) Na tentativa de convencer Marcela a viajar com ele, Brás Cubas lança mão de outro argumento: “— Vem comigo, disse eu, arranjei recursos... temos muito dinheiro, terás tudo o que quiseres... Olha, toma. E mostrei-lhe o pente com os diamantes.”

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
38

a) Resposta pessoal.

Sugestão: O trecho “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis” revela como era a relação de Brás Cubas e Marcela, deixando claro que o relacionamento era baseado no interesse, sem romantismo ou idealização do amor.

b) É possível identificar que o amor entre Marcela e Brás Cubas não era idealizado, pois não havia uma relação perfeita e despretensiosa. Era uma relação baseada no interesse.

> Marcela responde: "Não me aborreça!".

Essa resposta pode revelar como Marcela era insensível aos sentimentos e à emoção, pois se mostra irritada com as declarações de Brás Cubas, que só pode lhe oferecer amor.

c) incompleta.


lucyferimperador: O que há de diferente em relação à primeira tentativa de convencê-la a ir com ele? comente.
Perguntas interessantes