Administração, perguntado por PC92, 6 meses atrás

Quando se trata de comércio entre países, dificilmente haverá possibilidade de um empresário fazer valer, de maneira unilateral, as leis de seu país. Isso porque não há obstáculos relativos à soberania de cada nação, que a ampara – inclusive em relações comerciais – diante de ameaças estrangeiras. Por isso, no Comércio Internacional, a resolução de controvérsias procura sempre ser alternativa, precisamente para inspirar a colaboração, ao invés da ameaça. Quais são as formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC? Em que elas se fundamentam?

Soluções para a tarefa

Respondido por emilliRodrigues98
3

Resposta:

O sistema de solução de controvérsias é o acordo multilateral mais importante dentre os acordos abrangidos pela OMC, até porque esse acordo é o responsável pela preservação dos direitos e obrigações dos países membros da organização multilateral. Esse sistema não exige manifestação de vontade secundária para sua atuação: todos os países membros da OMC, só por fazer parte da OMC, automaticamente fazem parte do órgão. O procedimento de solução de controvérsias na OMC é dividido em quatro fases: consultas, painéis, apelação e implementação. -Consultas:  é o primeiro passo que a parte demandante deve tomar, está no art. 4º do Entendimento sobre Solução de Controvérsias, é necessário comunicar a outra parte, a parte demandada deve responder em 10 dias e tudo ocorre em até trinta dias, ocorre uma discussão entre as partes e caso não aconteça um acordo, a parte demandante disputa um painel ao Órgão de Solução de Controvérsias para resolver a controvérsia.  -Painel: é idêntico ao tribunal, é considerado a 1ª  instância do Órgão de Solução de Controvérsias, é composto por 3 até 5 especialistas. -Corpo de Apelação: é estabelecido pelo Órgão de Solução de Controvérsias, tem função de ouvir as apelações das decisões dos painéis, tem 7 membros onde 3 são escolhidos para analisar casa parte. -Procedimentos para o Corpo de Revisão: devem ser apresentados pelo Corpo de Apelação em consulta com o presidente e com o Diretor Geral, assim comunicado aos membros, são confidenciais e os relatórios realizados pelo Corpo de Apelação são feitos sem a presença das partes, todas as opiniões devem ser confidenciais e anônimas, é dado o poder de sustentar, alterar ou inverter as decisões proferidas pelo painel. -Implementação da Decisão: Após a decisão, aquele país que realizou ações inadequadas deve modificá-las e, caso continuem a quebrar o acordo, deve oferecer uma compensação ou sofrer sanções.

Explicação:

!

Respondido por ambientalgestor
0

As formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC são divididas em quatro etapas que se fundamentam em:

  • Consultas:  o demandante deve comunicar a outra parte para que conversem e cheguem à um acordo, caso isto não aconteça, a disputa será realizada por meio de painel.
  • Painel: se assemelha à um tribunal, onde será decidido o mérito da questão.
  • Apelação: é realizada para que as apelações, feitas durante a etapa de painel, sejam ouvidas.
  • Implementação da decisão:  após as sustentações, alterações ou inversões das decisões proferidas pelo painel, a decisão final é auferida e o país inadequado deve realizar mudanças em seu sistema.

Comércio internacional

O comércio internacional é de extrema importância mundial, tendo em vista que nem todos os países possuem todos os insumos necessários para a suas produções e sobrevivência da população, logo precisam importar de outras localidades no planeta, algo que faz com que os países precisem interagir entre si.

Saiba mais sobre comércio internacional: brainly.com.br/tarefa/19179367

Saiba mais sobre soberania: brainly.com.br/tarefa/2819089

#SPJ2

Perguntas interessantes