Quando se tem um circuito elétrico ou existe o desejo de realizar um projeto, é normal que todas as tensões e correntes nas malhas, ramos e nós deste circuito, sejam conhecidos. Pois é necessário saber se os limites não estão sendo violados ou estão acima das especificações. Num sistema elétrico de potência, ao qual apresenta várias fontes de geração, a análise é mais complexa, pois não é possível obter uma impedância equivalente alimentada por uma única fonte. Nestes casos, é necessário aplicar um método de análise mais específico como: análise de malha, análise nodal, teoremas da superposição ou equivalentes de Thévenin e Norton. Da mesma forma que as Leis de Ohm e Kirchhoff, esses teoremas são aplicados de forma similar à análise CC, com a diferença de que em circuitos CA os cálculos realizados envolvem números complexos. Se o circuito CA for especificado com as fontes no domínio do tempo, primeiro é necessário transformar para domínio de fasores ou de frequência. Em seguida são feitos os cálculos utilizando uma das técnicas de análise, e por último, caso necessário, transformar o fasor resultante de volta para o domínio do tempo. Para entender melhor este processo de análise de circuitos CA, considere o circuito elétrico genérico da figura-1.
Soluções para a tarefa
F-F-F-V-F-V. Correto
Resposta: F-F-F-V-F-V
(F) Atribuir uma corrente no sentido anti-horário para cada malha.
(F) Para cada malha se tem uma equação em termos fasoriais, subtraindo todas as impedâncias percorridas pela corrente nesta malha e multiplicando pela corrente da malha em questão.
(F) Em cada equação, soma-se a impedância percorrida pela corrente da outra malha, multiplicada pela respectiva corrente.
(V) Por fim, somar as fontes de tensão da malha, respeitando a polaridade, de acordo com o sentido percorrido pela corrente, igualando à cada equação de malha.
(F) O sinal aqui segue o seguinte padrão para análise: quando a corrente adotada sai no terminal positivo da fonte, o valor da tensão é subtraído. Quando a corrente adotada sai do terminal negativo da fonte, o valor da tensão é somado.
(V) Em seguida, resolver o sistema de equações resultante.