Quando se percorre a história das repúblicas, vê-
-se que todas elas foram ingratas com seus concidadãos:
mas há menos exemplos disto em Roma do que em Atenas,
ou em qualquer outra cidade de governo popular. Se se qui-
ser conhecer a razão, creio que ela está em que os romanos
tinham menos motivos do que os atenienses para temer a
ambição dos concidadãos.
Podemos considerar as conclusões de Maquiavel verdadei-
ras se levarmos em conta que,
A) em Roma, passou-se por um grande período de estabili-
dade, sem lutas pelo poder entre os cidadãos, que foi do
fi m da Monarquia à ascensão de Mário e Sila, na Repúbli-
ca; já em Atenas, a desconfi ança em relação aos cidadãos
remontava à época da tirania, e, ao eliminarem-na, os ate-
nienses criaram a instituição do ostracismo, para punir os
cidadãos que ameaçassem a nascente democracia.
B) em Roma, o período de instabilidade remontava à época
da Monarquia, quando os reis usurparam as liberdades
individuais em prol da coletividade, em uma clara divisão
entre patrícios e plebeus; já em Atenas, a luta pelo poder
entre cidadãos remontava à época da República, uma vez
que os tiranos exerciam o poder em nome dos aristocra-
tas, mas atraíam o apoio das massas com medidas populares
C) em Roma, não houve disputas pelo poder, uma vez que
a República permitia livre acesso à política, por meio das
magistraturas e das Assembleias, permitindo a participa-
ção política no conjunto da sociedade; já em Atenas, a de-
mocracia era restrita a quem fosse considerado cidadão e,
por isso, gerava constantes confl itos entre a ampla cama-
da de não cidadãos e a elite aristocrática.
D) em Roma, apesar de ampliar a prática da cidadania, esta
era controlada pela elite patrícia e alijava do poder a cama-
da de plebeus, a maioria na cidade; já em Atenas, apesar
de excluir mulheres, crianças, escravos e estrangeiros, a
democracia era exercida por todos aqueles considerados
cidadãos, sem distinção censitária e com amplos poderes
de decisão perante as instituições políticas da cidade.
E) em Roma, não havia motivo algum para temer as lutas
pelo poder, pois as instituições republicanas só foram
consolidadas no fi nal da República, época em que a cida-
de já era invadida pelos povos denominados bárbaros; em
Atenas, as lutas entre os cidadãos remontavam à época da
tirania, exercida por Clístenes que, ao cercear as liberda-
des individuais, sofreu forte oposição dos eupátridas.
(Nicolau Maquiavel, Comentários sobre a
Primeira Década de Tito Lívio)
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B) em Roma, o período de instabilidade remontava à época
da Monarquia, quando os reis usurparam as liberdades
individuais em prol da coletividade, em uma clara divisão
entre patrícios e plebeus; já em Atenas, a luta pelo poder
entre cidadãos remontava à época da República, uma vez
que os tiranos exerciam o poder em nome dos aristocra-
tas, mas atraíam o apoio das massas com medidas populares
da Monarquia, quando os reis usurparam as liberdades
individuais em prol da coletividade, em uma clara divisão
entre patrícios e plebeus; já em Atenas, a luta pelo poder
entre cidadãos remontava à época da República, uma vez
que os tiranos exerciam o poder em nome dos aristocra-
tas, mas atraíam o apoio das massas com medidas populares
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