Quando se pensa no Renascimento Cultural a frase - A razão sobre a fé -, resume sua principal transformação. A supremacia da racionalidade sobre a fé rompeu com uma concepção de universo fundada no pensamento cristão. Porém, foi nesta racionalidade que o ocidente construiu sua civilização. Copérnico foi um dos personagens mais importantes do significado filosófico da Renascença.
Sobre o pensamento de Copérnico e sua participação na revolução científica renascentista, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Após uma decepção com a Igreja Católica e suas descobertas, a concepção de homem para ele está fundamentada na razão e na ciência.
Alternativa 2:
A forma como Copérnico considerava a presença do ser humano na face da Terra confirmou o pensamento medieval de um Deus determinante da ação do ser humano e sua conduta na vida.
Alternativa 3:
O Renascimento reforçou a relação entre o pensamento medieval e a racionalidade moderna. Não há ruptura, mas complemento entre o Universo concebido por Copérnico e aquele compreendido pelo pensamento cristão.
Alternativa 4:
A relação entre o pensamento de Copérnico e o Renascimento está na construção de uma ciência fundada na razão. A superação da fé foi determinada pela própria Igreja Católica. Ela investiu nos renascentistas e foi a principal mecenas, financiadora das obras dos artistas e cientistas do Renascimento.
Alternativa 5:
Com a descoberta de que a Terra não é o centro do Universo, o que sustentou as principais teses teocêntricas medievais, gerou uma Revolução na concepção do homem e sua capacidade de compreensão e transformação da natureza. Contudo, colocou em xeque a lógica do homem como a principal obra de Deus.
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Resposta:
Resposta correta 5 pagina 57 do livro
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A alternativa 5 está correta.
O Renascimento surgiu por volta do século XIV e XVI, onde a produção artística e literária por ser tão intensa recebeu esse nome de renascença.
Deste modo, notamos que dentre seus valores principais temos:
- A valorização das ideias e visão de mundo;
- E a Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana).
Assim, um bom exemplo que cabe nessa segunda característica, são as esculturas desenvolvidas apresentando os corpos esbeltos da Grécia antiga.
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